quinta-feira, dezembro 31, 2009

Os velhos do Restelo, às vezes, têm razão.

Numa decisão voluntarista, optimista, que quebrava com o marasmo e que iria trazer lucros fabulosos, resolvemos organizar o europeu de futebol de 2004. Que grande aposta na modernização, na reabilitação urbana, na resolução dos problemas do desporto no nosso país, na construção de infraestruturas para o futuro!

Houve quem achasse que não deveríamos gastar tanto dinheiro em investimentos de retorno duvidoso. Mas, já se sabe, os Velhos do Restelo não perdem uma oportunidade para o nacional bota-abaixismo.

E, no entanto... Saiu ontem no Público uma longa reportagem sobre os problemas que várias câmaras municipais estão a ter com os encargos relacionados com a conservação e manutenção dos estádios que foram construídos por causa do Euro 2004. Aquilo que gostariam de fazer várias dessas câmaras era demolir, pura e simplesmente, esses estádios. Por outro lado, quanto aos benefícios que iam resultar dessa grande gesta nacional, ele houve-os, decerto. Houve quem tivesse feito bons negócios nessa altura. Mas as vantagens gerais, as que foram anunciadas à priori, aquelas de que todos beneficiaríamos, alguém as viu?

Cá para mim, parece-me que os tempos mostraram que os velhos do Restelo tinham razão.

O que não significa que tenham sempre razão, claro. E eu, que desempenho frequentemente esse papel no âmbito aqui da nossa serrinha, não pretendo reclamar que tenho razão só porque outros a tiveram noutro contexto. Mas, caramba, sinto um prazerzinho perverso quando noto que, afinal, a verdadeira razão para a maluquice do Euro 2004 foi, nas palavras do economista Augusto Mateus: "quando estamos muito entusiasmados com o circo, tudo parece muito fácil".

E parecem tão fáceis minicidades, telecabines e grandes estâncias de esqui na serra, capazes de concorrer com os Alpes e os Pirinéus, sempre que ela se veste com estes efémeros mantos de neve empapada...

10 comentários:

Anónimo disse...

Só muito raramente é que têm razão, pois existe sempre uma probabilidade não nula de algo acontecer. Camões chamou-lhes velhos do Restelo, mas no fundo não passam de resistências à mudança que colhem sempre muitos adeptos.

ljma disse...

O que realmente interessa nos processos de decisão não é se uns são Velhos do Restelo que se opõem à mudança e os outros voluntaristas irresponsáveis que esbanjam a riqueza presente e futura em elefantes brancos inúteis. O que interessa é se a decisão é boa ou má (e note-se também que quase sempre uma decisão pode revelar-se boa para uns e má para outros).

Pegando na sua referência às probabilidades de mudança, elas acontecem quer se faça a vontade aos Velhos do Restelo, que se faça a vontade dos voluntaristas irresponsáveis. Mas quais são as mudanças que nos interessam? Nuns casos umas, noutros casos as outras. Temos sofrido, no nosso país, exemplos vários de mudanças que, afinal, não interessavam nem ao menino Jesus! Outras que, apesar de prometidas, afinal não se verificaram (as do Euro2004, por exemplo).

Ou seja, em resumo e indo ao que realmente me motivou a escrever o post: o que realmente importa são os argumentos usados nas discussões, não quem os usa. Dizer que um argumento não presta porque o que o apresenta é um velho do restelo (ou um voluntarista irresponsável), é uma forma de poluir o debate com irrelevâncias, diminuir a sua profundidade, logo, é uma forma de aumentar a probabilidade de se tomar a decisão errada.

Como se tem repetidas vezes verificado.

Bom fim de semana!
José Amoreira

Anónimo disse...

Contudo, vivemos numa ditadura das maiorias, maiorias essas que são corruptas (note-se que em Portugal existe corrupção, mas não existem corruptos!) e/ou premiáveis a argumentos economicistas.
No dia em que as ideias defendidas pelos Velhos dos Restelo (leia-se os argumentos) se aproximarem das ideias da ditadura das maiorias, pode ser que finalmente sejam tomadas as decisões certas.

Penhas disse...

www.fdiportugal.pt

1º OPEN DE ESQUI ALPINO Slalom

SERRA DA ESTRELA
ESTANCIA VODAFONE 2000 MTS
Domingo, 10 de Janeiro de 2010

Anónimo disse...

WOW!
OPEN DE ESQUI ALPINO Slalom!!!
Na "Estancia" da Serra da Estrela??
EHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE!
Muito boa a piada!
OPEN DE ESQUI ALPINO Slalom nas enormes e dificeis pistas de esqui da nossa magnata Serra! LOL

2000m? De quê?
De somatório do comprimento de todas as dificilimas pistas?
Sim, porque que se saiba, a mãe terra ainda não elevou a Serra da Estrela aos 2000m (com pena de alguns, está claro!)!

Se soubesse, até tinha lá ido dar uns passitos de...dança!

O Skuador

Anónimo disse...

As camaras municipais são uns somedores da riqueza nacional , é só " mamar " . A camara municipal de lisboa tem mais funcionários que a camara de paris , a cidade de Paris tem mais de quatro milhões de habitantes , a cidade de lisboa nem chega sequer ter um milhão de habitantes , mesmo assim , apesar de ser uma cidade com menos população e tamanho mais reduzido , consegue ter mais funcionarios a trabalhar na sua camara do que a camara de paris ,ou até mesmo a de madrid . Em todas as terrinhas , em todas as aldeias quase toda a gente trabalha para uma camara ou junta de freguesia , ou empresa municipal. É só tacho !!!!
Os estádios de futebol são um mal pequeno comparado com a corrupção e lachismo que impera em todo o poder local nacional .
Mas deixem estar , pelo andar das coisas , Portugal está prestes a viver a sua " tragedia grega " e ai as coisas terão mesmo que mudar , não por vontade dos politicos , mas sim pela imposição de falencia que portugal poderá viver muito em breve !!!

ASS : um jovem do restelo , que trabalha que se farta e que não vê nada , mas que pelo contrário , vê os senhores do sistema a ficar com tudo.

Anónimo disse...

Ao Jovem do Restelo: Portugal necessita de gente empreendedora. Se tem boas ideias para o País, chegue-se à frente e apresente-as. É necessário é ter cuidado para não se transformar num voluntarista irresponsável.

Anónimo disse...

Boa Noite,

Eu acho que Portugal tem um problema na Justiça (trabalham para si proprios e para o seu status) e na Educação (formam-se cursos universitários para apenas manter ocupados os professores).

Castela disse...

Magnífico blog sobre a minha serra da estrela, a partir de agora fará parte dos meus favoritos.
Gostaria muito de estar neste evento, mas será necessário alguma técnica de montanhista e em...neve?

TPais disse...

Olá Castela,
basta ter o prazer de caminhar pela montanha e algum material de pernoita e bons agasalhos nomeadamente luvas, casaco impermeavel, gorro, oculos escuros e umas botas de caminhada.
Espero ter ajudado
TiagoP

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!