quarta-feira, dezembro 09, 2009

Nas pequenas coisas...

Um dos "Flashes" na página 13 da edição da revista Fugas do Público do Domingo passado consiste no seguinte:

Estrela
Com a neve a reinar, a estância da Serra da Estrela está pronta a receber esquiadores e curiosos. Já pode ser espiada por "webcam" ou seguida no Twitter.
www.skiserradaestrela.com
Mas a neve não reina, reinou antes a chuva durante todo o fim de semana. Uma situação inesperada? Não propriamente, chuva na Torre pode ocorrer, e ocorre, em qualquer altura do ano. E já não havia neve praticamente nenhuma, da que caiu há semana e meia. A estância está pronta a receber esquiadores e curiosos que não se importem (a maioria, decerto) de a encontrar... Encerrada, com todas as pistas encerradas. Apesar de terem podido ler exactamente o contrário disso em jornais de referência, como o Público.

Estes pequenos "exageros", que já não nos espantam vindos da parte da Turistrela, aparecem em todo o lado, até onde talvez não fossem de esperar. Por exemplo, o portal Ambiente Online publicou há dias uma notícia sobre a remodelação da rede de percursos pedestres da Serra da Estrela encetada pelos serviços do Parque Natural. O artigo tem a ilustrá-lo uma pequena fotografia (que copiei para este post) de uma paisagem coberta de neve, tirada nalguma estância de esqui dos Alpes ou dos Pirinéus (cheira-me que no sector Grau-Roig de Grand-Valira, mas não aposto). Ou seja, na serra não há neve agora e só muito raramente se encontra neve como a que se mostra na dita fotografiazita. Apesar disso, e apesar de a notícia não ter nada que ver com neve na serra, toca de ir buscar uma imagem nevada a outra serra. Isto entende-se?

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa noticia a possibilidade de passar a existir uma rede de percursos terrestres bem sinalizada. Essa é uma das grandes lacunas para quem vem de fora e quer conhecer a “outra” Serra.

O tópico “banha da cobra” também se aplica a esta parte deste post, ou apenas à primeira?

ljma disse...

Pessoalmente, vejo com bons olhos esse esforço da sinalização dos trilhos. Concordo consigo quando diz que é uma lacuna. Ainda mais porque, pelo pouco que sei, trata-se de um esforço que será partilhado por outros organismos e que terá implícita uma estratégia de gestão e manutenção que nunca existiu até agora.
Mas, a bem dizer, só vendo. Simpatizo à partida com estes esforços, mas veremos no que dão.

Ou seja, o tópico banha da cobra aplica-se *apenas* à primeira parte (o "flash" da Fugas) e à fotografia que ilustra o artigo no Ambiente Online e que, aposto, não é da responsabilidade do PNSE, mas sim do jornalista que preparou a notícia ou da equipa de redacção que a ultimou.

Sobre a rede de percursos não me pronunciei. Hei-de o fazer, quando souber mais sobre ela. Apenas repito que me parece também uma boa ideia.

Anónimo disse...

Pois claro que se entende!

A onda é fazer publicidade enganosa e encher os hoteis!

Até existe uma palavra para isso... deixa cá ver... fraude?

Paulo Roxo

ljma disse...

Olá, Paulo

Também me parece que essa é uma palavra muito adequada para descrever este tipo de situações (mais do que a expressão que usei, "pequeno exagero").

Mas, se perguntarmos às forças vivaças do costume, dirão que se trata antes "empreendedorismo", "optimismo", "capacidade de iniciativa", "promoção activa", etc, etc, etc, e ainda (cúmulo dos cúmulos) "valorização sustentada os nossos valores naturais e paisagísticos"...

Somos uns cómicos, não somos?

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!