sexta-feira, dezembro 11, 2009

Dia 11 de Novembro

Hoje é o dia mundial das montanhas.

É um bom dia para pensar se queremos continuar a artificializar a serra, a enchê-la de entulho e de alcatrão, a "modernizá-la", a "requalificá-la", a urbanizá-la.

É um bom dia para pensar se realmente queremos torná-la semelhante a outro sítio qualquer, com ruas e estradas como as de outro sítio qualquer, com sinais como os de outro sítio qualquer, com desordenamento como o que é normal noutro sítio qualquer...

É um bom dia para pensar se queremos continuar a desenvolver na serra um ambiente semelhante ao das nossas cidades, com ruído, poluição, lixo, centros comerciais, congestionamentos de tráfego, iluminação nocturna de néon ofuscante, e tudo isso.

É um bom dia para pensar, enfim, se queremos continuar a transformar a serra num sítio que valha tanto a pena visitar como outro sítio qualquer.

O Luís Avelar planeou para hoje, em frente à Câmara Municipal da Covilhã, uma acção de protesto individual contra a continuação da "política do costume" no desenvolvimento do turismo na serra. Para mais detalhes, ver o Máfia da Cova.

2 comentários:

trepadeira disse...

Olá

Só posso elogiar e manifestar aqui a minha total solidariedade para quem,nesta nação sob um capitalismo selvática de estado,tem a coragem de se manifestar públicamente.

Um forte abraço ao Luis Avelar,que não conheço mas,desde já,é meu amigo,

mário

tecelao disse...

Tomei a liberdade de transcrever este post no carpinteira.

obrigado e saudaçoes.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!