segunda-feira, junho 29, 2009

O verdadeiro gigante adormecido

O blogue Miguel Serra — Photography postou uma fotografia obtida no passeio pedestre "Trilhos da Fé", a que fiz referência há dias. Apesar da qualidade do fotógrafo, tenho a certeza que as impressões que sentimos ao admirar a magnífica fotografia são um pálido e esbatido reflexo das que ele sentiu ao percorrer aquele bosque.

Vendo imagens como as que ilustram o blogue de Miguel Serra, é difícil não pensar estarrecido no que temos andado entretidos a "vender" como oferta turística na serra da Estrela e no que temos andado a "desenvolver" (leia-se antes "estragar") nessa estarrecedora actividade. E nela andamos há dezenas de anos, e nela teimosamente insistimos (pelo menos cá pela Covilhã, como se depreende dos anúncios que comentei no post de ontem). Até quando?

Porque é que são (algumas) autarquias a desenvolver as poucas actividades deste tipo que vão acontecendo? Porque é que praticamente não há ainda empresas a fazê-lo? Na minha opinião isso deve-se a um atraso de vida atávico, resignado e parolo em que temos andado, pensando quase todos, das populações mais humildes aos mais altos responsáveis, que desenvolver é construir e asfaltar e que "nós por cá vivemos da neve", ou melhor: que "nós por cá só podemos viver da neve". E porque, num aspecto particularmente anacrónico desse atraso de vida, mantemos um regime concessão exclusiva do turismo e dos desportos, desde há décadas e por décadas ainda para o futuro, que torna ilegais (mesmo que todos, até ver, fechem os olhos a essa ilegalidade) iniciativas empresariais desse tipo sem a parceria da Turistrela.

2 comentários:

A.lourenço disse...

Belissima, que vontade de visitar este local.


www.arvoresaopoder.blogspot.com

Nuno Pinheiro disse...

Tem toda a razão. Mas já se começa a olhar mais para o lado menos "branco" da nossa Serra.
Seia "acordou" à pouco tempo com o CISE, mas já vai dando passos nesse sentido.
Sou novo nos blogs e sempre gostei da Serra, onde nasci cresci e trabalho.
Também eu quero aproveitar a WWW, para a divulgar.
Podem comprovar a beleza no meu blog-do-pinhas.blogspot.com, etiqueta, Serra da Estrela. Assim como no wwwmontesherminios.blogspot.com, embora o objetivo deste último seja divulgar os eventos na nossa Serra.

Boas caminhadas.
Para breve mais passeios, no meu blog.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!