terça-feira, junho 02, 2009

É a roncar que se promove a nossa serra?

Pergunta, incrédulo, o Américo Rodrigues do blog Café Mondego sobre a avaliação da Rampa Serra da Estrela como o grande evento de promoção da serra da Estrela.

Eu partilho da sua incredulidade.

Mas deixem-me desenvolver para não criar mal-entendidos.
Não me agrada a rampa. Não me agrada ouvir, em minha casa (na quinta do Covelo, muito longe da encosta onde se realiza a corrida, portanto), os uivos angustiantes dos motores em alta rotação. O fim de semana da rampa é sempre um em que eu evito aquela encosta. Incomoda-me o lixo que por lá fica espalhado. Serão esquisitices minhas? Decerto que sim. Mas são também as esquisitices da maior parte das pessoas que se sentem atraídas por montanhas pelas paisagens, pelo ambiente, pela fuga ao stress, pelas caminhadas. São, aposto, as esquisitices da maioria dos turistas de montanha. E é por isso, e só por isso, que a rampa não pode ser considerada *o* grande evento de promoção da serra da Estrela.
Atenção, não pretendo com isto concluir que não se deve continuar a realizar a rampa (embora ache que devem ser implementados melhores cuidados de limpeza no final), nem sequer digo que a rampa não traz nenhuns benefícios em termos da promoção da região. Apenas afirmo que a rampa não tem relação directa *nenhuma* com o que de mais atractivo a nossa serra tem. Dá-se apenas a circunstância, quase acidental, de se realizar numa encosta da serra. Nisso, é tal e qual como a passagem da Volta a Portugal em Bicicleta (outro evento que costuma ser apresentado como grande promotor do turismo na serra).
No fundo, a minha incredulidade (e suponho que a do Américo Rodrigues) resulta de se considerar como grande evento promotor do turismo na serra da Estrela um que afasta os tradicionais turistas dos espaços naturais de montanha. Não lhe parece isto estranho a si também, caro leitor?

8 comentários:

Jovem de Manteigas disse...

Concordo plenamente com o texto, devia haver mais limpeza no final e acima de tudo civismo de quem vê a prova, em preservar o ambiente da serra. Também temos de reconhecer que economicamente é bom para os hotéis e outros estabelecimentos de diversos sectores de actividade da Covilhã.

Rui Peixeiro disse...

Eu não posso dizer que concordo plenamente, porque sou um apaixonado pelas "Rampas" e por isso gosto muito de ver por cá os carros a alta rotação. A provar isso até tenho o site www.rampaserradaestrela.com e www.campeonatomontanha.com

Mas, isso não quer dizer que concordo com o resto. A Rampa é bonita e tal, mas não é nem de perto a melhor promoção para a Serra da Estrela.
A entidade organizadora da rampa (o ACP), no final da prova faz sempre um trabalho de limpeza e retira todas as fitas, publicidades, ... e muito do lixo que as pessoas deixam junto à estrada, mas não retiram tudo. Penso que deveriam apostar mais na prevenção e sensibilização. Ao longo da rampa há sistema de som, mas em nenhuma altura se ouve avisar para não se deixar lixo na encosta. Conforme colocam até em alguns locais daqueles sanitários, deveriam colocar caixotes do lixo, os próprios comissários de pista e principalmente os GNR que por lá estão em grande numero deveriam ir alertando para não se deixar lixo, ...

Com algum esforço e persistência, ainda acredito que seja possível ver este evento ser realizado sem se prejudicar a serra. Pelo menos parece-me que de ano para ano, o lixo que fica tem diminuído.

ljma disse...

Jovem de Manteigas, também acho que é um evento importante do ponto de vista hoteleiro, etc.

Rui, não peço a ninguém que partilhe as minhas esquisitices. Sei bem que há pessoas que gostam de sentir a emoção dos carros a passar a toda a velocidade. Aceito que haja quem se entusiasme mais com os "uivos angustiantes" dos motores do que com o cantar do chapim-de-peito-ruivo que costuma poisar na olaia perto da entrada do circuito de manutenção e não tenho intenção nenhuma de os convencer do contrário. Mais, tenho a certeza de que muitos dos meus amigos e conhecidos têm essa preferência. Não me importo nada que a prova se realize na encosta da Covilhã, e não me ouve gritar aqui del-rey pelo crime de lesa ambiente que ela possa eventualmente constituir. Por acaso, não gosto de carros nem de motores em geral, mas isso, a bem dizer, até nem vem ao caso.

Mas a rampa não tem nada que ver com turismo de montanha e é preciso que os vários poderes e responsáveis tenham isso bem claro. Não pode ser a rampa o grande evento promocional da serra da Estrela. Se for assim considerado, estamos no rumo errado, no que ao desenvolvimento do turismo diz respeito

Mais de resto, também já vi edições muito piores, quanto a lixo abandonado.

Saudações!

ljma disse...

Correcção: não é um chapim-de-peito-ruivo, é um pisco-de-peito-ruivo ;)

Chaveco disse...

Havia aqui pano para mangas e mais mangas, por isso deixo apenas algumas questões no ar para que me eventualmente alguém me possa responder.

- Quanto investe a região de turismo na Rampa?

- A rampa recebe apoios de algum programa do Turismo de Portugal? Quanto?

- Quem é o presidente da Mesa da Assembleia da Turisestrela???

ljma disse...

Chaveco, as questões que deixou no ar serão relevantíssimas, mas não lhes conheço a resposta (mas gostava de conhecer).

Ah, e parabéns pelo Chavecos e Macarroncos! Não conhecia, mas gostei do que li.

Rui Peixeiro disse...

Respostas, tanto quanto sei:

- Quanto investe a região de turismo na Rampa?

Não sei valores, mas investe...

- A rampa recebe apoios de algum programa do Turismo de Portugal? Quanto?

Sim. Até para assim ser a rampa passou a chamar-se Rampa Internacional de PORTUGAL - Serra da Estrela - Covilhã.
Foi uma das contrapartidas pedidas, a inclusão de Portugal no nome da rampa...

- Quem é o presidente da Mesa da Assembleia da Turistrela???

Desconheço.


Eu aceito que o Turismo de Portugal e o Turismo da Serra da Estrela, gaste algum dinheiro na Rampa, pois é também uma forma de turismo e divulgação da Serra e de Portugal, mesmo no estrangeiro. Mas, não é nesta actividade que deveria ir a maior fatia do orçamento de ambas as entidades para a região. Acima de tudo deveria ser para as actividades que preservem e valorizem o ambiente.

Na minha opinião, a entidade que gere o Parque Natural da Serra da Estrela é que deveria exigir contrapartidas para permitir a organização da rampa. Ajudas para reflorestação, actividades de limpeza das matas, melhoramentos dos acessos florestais (fundamental para bombeiros), ...

ljma disse...

Rui,
Eu também compreendo e acho normal que o Turismo da serra da Estrela e o Turismo de Portugal apoiem a rampa. E não me escandaliza que gastem com a rampa a maior parte dos fundos que têm para estes apoios. Mas espero que compreendam claramente que não é com a divulgação deste tipo de eventos que se constrói uma imagem da serra como destino turístico de montanha. E que por isso devem tentar desviar o desenvolvimento do turismo na serra da Estrela (bem como a sua promoção) numa direcção mais normal, mais característica do que é o turismo de montanha por toda a Europa. Será que o Turismo da Serra da Estrela e o Turismo de Portugal têm isso claro? Não sei. Não é o que tem parecido, nas últimas dezenas de anos...

Também concordo que haja contrapartidas para o parque, caso se considere que a rampa constitui um prejuízo ambiental, mas não sei se assim é (não sei se é um prejuízo e, seja ou não, não sei se assim é considerado por quem de direito).

Saudações
José Amoreira

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!