quinta-feira, junho 04, 2009

Lixo no Covão d'Ametade

Fotografia tirada ontem (Quarta-Feira dia 3 de Junho), às 8:30 da manhã.

Há melhoramentos que fazem mais mal que bem.

Alguém (quem? Mistério...) decidiu que seria boa ideia equipar o Covão d'Ametade com caixotes do lixo abertos, como o que que se vê na imagem. Seria boa ideia, se os ditos caixotes fossem recolhidos *todas* as noites. Mas não são. Este lixo foi aqui deixado no Domingo ou antes disso (o TPais chamou-me a atenção para esta situação no Domingo à noite). Ainda cá continua. É que quem "trata" do lixo no Covão d'Ametade aparentemente não são os serviços municipalizados da Câmara de Manteigas, nem os da Junta de Freguesia de S. Pedro, nem os dos Baldios da mesma freguesia, nem os do Parque Natural da Serra da Estrela, são as raposas e os javalis que cirandam por ali. Com o resultado que fica à vista.

Então era melhor não haver caixotes do lixo no Covão d'Ametade? Sim. Porque à entrada, junto da estrada, num local particularmente prático e acessível aos camiões de recolha de lixo, há quatro (4) contentores dos grandes, e que a bicharada não consegue abrir. Nem todos os visitantes do Covão d'Ametade teriam a pachorra para trazer o seu lixo até à estrada, é verdade. Mas muitos, talvez quase todos, fariam-no. Assim como estamos, com aqueles caixotes tão à mão, lá mesmo ao pé do sítio onde se come, só mesmo os poucos que conhecem bem o sítio e a fauna que por ali ronda à noite é que sabem que usar esses caixotes tão práticos é o mesmo que deixar o lixo espalhado pelo relvão.

Assim, e como frequentemente se tem visto nos últimos meses, no Covão d'Ametade não há caixotes de lixo a menos, há sim caixotes de lixo a mais.

9 comentários:

Unknown disse...

Very interesting blog here!

Anónimo disse...

Teêm mais culpa os animais de 4 patas que colocam lá lentro os caixotes do lixo, do que os animais de 2 patas...

TPais disse...

Detectei a situação na sexta à noite quando lá cheguei. Adicionalmente, estavam cerca de 8 mesas de madeira alinhadas na mesma zona, algumas das quais tinham sido arrancadas com a sapata de cimento e tudo que as fixava ao solo!!!Falta saber quem fez tal almoçarada, concerteza no fim de semana anterior.
TP

scorpio mab disse...

muito provavelmente foram as raposas de noite,quase de certeza, e digo isto com conhecimento de causa, agora é lógico que o covão tem de ter algum tipo de manutenção...

ljma disse...

Sim, scorpio, creio que tens razão. Mas as raposas não teriam espalhado lixo nenhum se ele tivesse sido colocado nos contentores que estão à entrada, no parque de estacionamento.

Dadas as fragilidades de toda a ordem evidenciadas por *todas* as instituições, organismos e associações na nossa região, é demais esperar ou exigir que todos os dias se esvaziem os caixotes do lixo no Covão d'Ametade. Não é razoável esperar que isso aconteça, e isso *não* acontecerá. Logo, é preciso montar um esquema em que isso não seja necessário; logo, é preciso retirar aqueles caixotes do lixo abertos do local. Fica menos lixo espalhado no Covão d'Ametade devido aos (poucos, espero) preguiçosos que não o levam até à estrada do que devido a todos os ingénuos que pensam que fazem bem ao deixá-lo à disposição das raposas.

Saudações
José Amoreira

ljma disse...

Esqueci-me de confirmar a informação do Tiago: as mesas lá continuam (ou lá continuavam, na quinta feira), todas alinhadas.

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

Desafio o ljma a enviar este post à CMM.
Abraços

ljma disse...

Rotiv, viva.
O Tpais, que passou este fim de semana no Covão d'Ametade (que molha admirável que deve ter sido!), disse-me que o lixo já tinha sido removido. Perguntei-lhe sobre isto hoje, exactamente porque pretendia aceitar o seu desafio. Já tinha mesmo redigido a carta, que ia enviar à Câmara, à Junta de Freguesia, à direcção dos baldios, ao PNSE e ao SEPNA.
Mas agora acho que já não vale muito a pena.

Seja como for, não tome esta denúncia (se é que se pode chamar assim) como uma ofensa ao concelho de Manteigas ou aos manteiguenses. Tenho referido situações semelhantes também no "meu" concelho, a Covilhã (que, aliás, considero que tem tido ao longo dos anos uma atitude e acção muito mais prejudiciais para a serra que Manteigas).

Acho que *todos* (particulares e instituições, de todos os concelhos e freguesias e de todos os partidos também) temos sido demasiado condescendentes com este tipo de pequenas misérias. Com esta maneira de tratarmos a serra a pontapé. Vai sendo tempo de mudarmos e é mais por isso que vou escrevendo. Não é que ache que o mundo avança só porque escrevo, mas tento dar o meu pequeno empurrãozinho. Não mo leve a mal.

Abraços

Miguel Rainha disse...

Desculpem voltar ao Lixo no Covão da Ametade 4 anos depois... à duas semanas fui ao Covão da Ametade com a minha filha, não encontrei caixotes de lixo nenhuns, questionei a empresa concessionária "Covão da Ametade", que me disse que explora e faz manutenção (está neste momento a reparar as casas de banho do referido local, mas que no que diz respeito à limpeza, isso não faz parte do contrato, referiu também que não há limpeza no Covão da Ametade porque existe um litigio entre a Câmara Municipal de Manteigas e a Junta de Freguesia de São Pedro (Manteigas)... não me apeteceu dizer mais nada.
Um abraço a todos, Miguel Rainha

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!