segunda-feira, abril 13, 2009

Passei alguns dias em Andorra, nas férias de esqui que tento gozar todos os anos. Nunca vi tão pouca gente nas pistas como desta vez. Bem entendido, era muita gente, ainda assim. Mas praticamente não tive que suportar as bichas nas telecadeiras e a confusão à hora de almoço que começavam a cansar-me ao ponto de me questionar sobre se realmente queria continuar a fazer férias de neve.

O responsável do hotel confirmou a minha impressão e disse que é por causa da crise. Não sei se será isso, creio que não há estudos sistemáticos que o verifiquem. Seja como for, é uma situação que talvez se deva seguir atentamente antes de investir muito dinheiro em melhorias da nossa estanciazinha.

Sobretudo se esse investimento incluir apoios públicos.

6 comentários:

TPais disse...

Olá!
Bem regressado!
Só para dizer que tambem pela nossa Serra me pareceu ver muito menos gente do que em anos anteriores apesar de ainda haver neve (mais do que o habitual mas menos do que a foto do site da Turistrela quer fazer crer!). Pessoalmente, acho que se trata mesmo da crise e em particular o sentimeno de insegurança financeira que está instalado. Claro que dificilmente se provará qual a origem desta diminuição de turistas, porque as crises ( ou o nivel das mesmas) oscila tornando difil uma análise em termos de causa efeito. Noto que talvez não cocncordes com isto mas por outro lado não vislumbro que outra hipotese possas estar a considerar...?
Abç

ljma disse...

Olá, Tiago!

Eu não estou a considerar explicações alternativas. A da crise parece-me plausível, mas a verdade é que não tenho certezas e por isso explicito as dúvidas...

Aliás, nem sequer sei se esta minha percepção (muito nítida, repito) tem uma base real e substantiva. Ou seja, será mesmo verdade que este ano houve menos "fregueses" nas pistas de esqui? Não sei. Mas que venham mais anos como este, que assim dá muito mais gozo esquiar!

Manuel Poppe disse...

Não, não... A causa conhece-se bem, só não a vê quem não quer: a crise resulta do neo-liberalismo selvagem, da especulação imoral, da especulação nos empréstimos, na construção civil..., etc... Quanto à Serra da Estrela: que se recuse, sem nenhuma contemporização, uma Serra "algarvada": deserto de betão, natureza destruída... Os turistas não o justificam e apostar no turismo foi uma das causas do nosso atraso, é um enorme disparate! Precisamos de educação, saúde, indústria, agricultura, pesca e um Interior revalorizado!
Manuel Poppe

ljma disse...

Concordo que é importante diversificar apostas e que agricultura e industria não podem ser substituidas por turismo.

Até para bem do turismo. Uma região onde gente demais vive do turismo frequentemente descaracteriza-se, empobrece culturalmente, quase se pode dizer que se prostitui. Passa a depender do que os forasteiros pensam dela e não do que directamente interessa aos locais. Pode tornar-se numa região de fancaria. Oxalá isso não aconteça na serra, ou melhor, que as coisas não piorem ainda mais.

Anónimo disse...

tambem estive em andorra,mais propriamente em soldeu,a senhora do hotel referiu-nos que a crise afastou muitos turistas de andorra,principalmente os ingleses,mas pelo contrário notou-se uma forte presença de turistas portugueses,nos hoteis chalé da montana e sport hotel,a maioria dos quartos estava ocupado por portugueses. é caso para perguntar,será que portugal está mesmo em crise económica,será que tuda essa crise não passa dum "choradinho" bem tipico lusitano somente para conseguir mais uns fundositos da união europeia ?!

ljma disse...

3,5% de diminuição do PIB, 14,2% de quebra nas exportações, 15% de diminuição no investimento (números divulgados pelo Banco de Portugal ontem) não é só um choradinho para "caçar" subsídios...

O que alguns dizem que talvez seja um característica bem típica lusitana é o viver à tripa-forra enquanto se pode sem pensar muito no amanhã... Isto não me convence muito, porque a verdade é que não noto muitas diferenças entre portugueses e estrangeiros, atribuíveis à diferença de nacionalidades...

Ou pode ser que a distribuição socioeconómica dos esquiadores em Portugal seja diferente do que se passa na Inglaterra: se, em Portugal, noo universo dos esquiadores, a classe alta (relativamente imune à crise) tiver maior peso do que na Inglaterra, então a crise notar-se-á melhor entre os esquiadores ingleses que entre os portugueses. É que se a classe média inglesa vive melhor que a portuguesa, é natural que haja uma maior percentagem de esquiadores "remediados" entre ingleses que entre portugueses. Nestes últimos, em contrapartida, é maior a percentagem de gente abastada, que tanto lhe faz que haja crise como não. Assim, entre esquiadores portugueses há proporcionalmente menos "baixas" devidas à crise que entre esquiadores ingleses. Parece-me crível esta teoria. Se corresponde aos factos, não faço ideia, nem o assunto me interessa por aí além, confesso.

Não sei. Mas que a crise é a sério, ah, isso receio bem que sim.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!