domingo, fevereiro 08, 2009

Último acto! Mais de 1 metro de Neve! Ode ao CLN

Vejam as semelhanças já que as diferenças são tantas!
Comunicado disponibilizado na página da estância de LaCovatilla:
"Temporal de frío y nieve
Fecha de la publicación: 07/02/2009 / Autor: Gecobesa
El temporal de frío y nieve que ha afectado a la practica totalidad de la península ibérica, con alerta declarada en 15 comunidades autónomas, ha dejado sentir sus efectos en la Sierra de Béjar de manera contundente.
Durante las últimas semanas han sido varias las jornadas en que la estación de esquí no ha podido ser abierta como consecuencia de las inclemencias meteorológicas, principalmente viento fuerte a muy fuerte, llegando en algunos momentos a extremo.
Estas duras condiciones han afectado sobre todo al acceso a la estación de esquí (carretera CP 4) desde la carretera SA 100, que ha permanecido cerrado con ventisqueros de hasta cuatro metros de altura. A lo largo de los tres últimos días el equipo de vialidad invernal de la Diputación Provincial de Salamanca, con apoyo de los medíos mecánicos y humanos de la estación de esquí, ha trabajado sin descanso para limpiar la calzada. Una tarea que, sobre todo en la jornada del viernes, se ha visto seriamente condicionada por las bajísimas temperaturas y la precipitación con ventisca, que deshacía en breves instantes todo el progreso realizado con anterioridad.

Finalmente, en las primeras horas de la tarde del sábado día 7 y con la mejora de las condiciones meteorológicas, ha sido posible comenzar a dejar despejada la calzada y avanzar en la adecuación de pistas e instalaciones, lo que nos permite confiar en que la estación podrá abrirse sin mayores problemas a primera hora del domingo día 8 de febrero. Desde aquí queremos felicitar a los responsables y operarios del Parque de Maquinaria de la Diputación Provincial de Salamanca, así como a todo el personal de Gecobesa, que, una vez más, han trabajado duro durante varios días y enfrentándose al rigor de los elementos, para que los esquiadores puedan acceder a las pistas en el menor plazo de tiempo posible tras el temporal.(...)"


A imagem em cima é retirada da página da estância de LaCovatilla e mostra bem a quantidade de neve que caiu durante os últimos 7 dias (para mais fotografias ver aqui). A nossa Serra da Estrela está a cerca de 170kms em linha recta da Sierra de Bejar, logo as condições de mau tempo que afectam uma são muito semelhantes às que afectam a outra. E na verdade, também na Serra da Estrela caiu uma quantidade de neve considerável. A 1400m de altitude, mais precisamente no covão da Ametade, a neve tinha cerca de 1 metro de altura, e não estou a falar da neve amontoada pelos limpa-neves ou pelo vento. Era uma altura real de neve. As imagens valem por muitas palavras, deixo-vos por isso com algumas do dia de ontem que demonstram bem a altura da neve! Reparem que as mesas de merendas tem neve praticamente à altura do tampo:


Só para terminar gostaria de informar o seguinte. Ontem realizou-se mais uma grande festa de reflorestação da Serra da Estrela onde estiveram envolvidos mais de 230(!) voluntários vindos dos 4 cantos do país. Os responsáveis pelo CLN fizeram a enorme gentileza de vir abrir a estrada da ribeira (EN 338) para que os voluntários pudessem chegar o mais próximo possível do local da plantação antes de se porem a caminhar. Nessa altura, um funcionário do CLN informou-me que estavam desde as 4 da manha de sábado (dia 7) a tentar abrir caminho para a torre e, àquela hora (10h30) ainda nem se quer tinham conseguido passar o túnel!! Para quem conhece o local percebe a dificuldade de progressão! E sobre este assunto fico-me por aqui pois acho que suficiente já foi dito para que cada um possa tirar as suas próprias conclusões sem alinhar em histerias e propagandas!

2 comentários:

ljma disse...

Nem mais Tiago, são tantas, tantas as diferenças entre a gestão de La Covatilla e a da estância Vodafone que nem parece que se trata de duas estâncias com tantas semelhanças do ponto de vista das condições físicas.

E uma das diferenças mais notórias é que cá temos uma concessão exclusiva do turismo e dos desportos, que dura há mais de trinta anos e se prevê continue ainda por várias décadas, a da Turistrela. Ora, uma concessão tem (ou deveria ter) associadas certas obrigações para o concessionário. Não sei quais sejam (parece-me mesmo que, neste caso, não as há, mas adiante) mas diria que uma básica seria a de ter alguma solidariedade institucional para com a entidade concessionante, ou seja para com o estado e os seus diversos organismos. Isto porque ela (a entidade concessionante) pode decidir que é melhor atribuir a concessão a outras empresas, ou mesmo até decidir que é melhor acabar com essa anacrónica e originalíssima aberração que é a concessão propriamente dita.

Como se costuma dizer, a Turistela morde a mão que lhe dá de comer. E está tudo bem? E assim continuaremos por mais não sei quantas décadas?

Anónimo disse...

vejam este link:
http://www.ointerior.pt/home/artigo.asp?id=111

- o homem é mesmo teimoso! e ....

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!