terça-feira, dezembro 09, 2008

11 de Dezembro

Logotipo do dia Internacional das Montanhas, roubado do blog Máfia da Cova.

O dia 11 de Dezembro foi declarado o Dia Internacional das Montanhas, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, tomada (se não me engano) em 2003. Como com outras efemérides deste tipo, ficamos com a impressão, algo triste, que todos os dias deveriam ser Dia Internacional das Montanhas. Mas enfim, que este dia sirva para para uma reflexão que, se calhar, deixamos por fazer nos outros todos.

A este propósito, as perguntas que mais vezes me coloco são: (1) "O que é (e o que pode ser) o desenvolvimento?"; (2) "A protecção do ambiente impede o desenvolvimento?"; (3) "Se nunca tivemos protecção ambiental que impedisse tantos investimentos feitos em nome do desenvolvimento, porque é que também não temos tido desenvolvimento?".

Disse ontem que todos os esforços bem intencionados valem a pena. Um amigo não se ficará, no dia 11 de Dezembro, pela reflexão. O Luís Avelar planeou uma acção cívica de protesto na Torre, para a qual convida todos os interessados. Por razões pessoais e profissionais, não poderei comparecer, mas espero que seja um sucesso. Aqui fica o seu apelo:

No dia 11 de Dezembro comemora-se o Dia Internacional das Montanhas.

Reconhecendo inequivocamente os inqualificáveis atentados ambientais existentes na área protegida da Serra da Estrela, constatando a genuína falta de vontade política e empresarial para a resolução efectiva dos mesmos (inclusive fomentando o seu agravamento), temendo a concretização de novos projectos meramente orientados numa perspectiva economicista que, para além de agravar os impactes que ocorrem neste singular, frágil e belo território de montanha, não trazem retornos económicos significativos à população local e desconsideram os visitantes e turistas que apreciam e defendem verdadeiramente a natureza; demonstrarei, neste DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS (11 DE DEZEMBRO) este meu descontentamento junto ao CIT (Centro de Interpretação da TORRE).

Permanecerei presente com uma pequena faixa e distribuirei aos visitantes um prospecto de conteúdo critico sobre alguns dos principais problemas que ocorrem na SE, mas, simultaneamente, com um conteúdo de cariz pedagógico. Para esse mesmo dia também farei sair um comunicado para a empresa.

A todos aqueles que efectivamente anseiam ajudar a restaurar e dignificar a SE como um um Parque Natural e não um Parque artificial, de diversões, apelo a que compareçam nesse mesmo dia entre as 9h e as 16h30 no Centro de Interpretação da TORRE. Em caso de mau tempo passarei a acção para junto da sede do ICNB em Manteigas. Informo que pessoalmente já solicitei autorização (como pessoa singular na acção) a CM de Seia e Manteigas via Governo Civil da Guarda. Caso alguma associação ou um grupo considerável de pessoas se queira igualmente manifestar neste dia simbólico para as montanhas, deverá informar por escrito a CM Manteigas e Seia. Fui informado pelo GCG que não há necessidade de fazer o pedido ao GC, devem faze-lo directamente junto destas duas câmaras.

Se não nos manifestarmos convictamente, dificilmente conseguiremos esperar um futuro melhor para a Serra da Estrela.

P.S. Estou ciente da actual fase de elaboração do POPNSE, após a consulta pública, para o qual também apresentei propostas. Esta acção irá reforçar ainda mais a necessidade de concretização de algumas medidas - ambientalmente sustentáveis - por todos aqueles que, podendo, também apresentaram sugestões, críticas....para o POPNSE, ou que simplesmente estão em consonância com iniciativas a para uma mudança sustentável para a SE.

Em muitos países este dia será certamente pleno de inúmeras acções e manifestações em defesa dos territórios de montanha.

Luis Avelar - LA
961122437

"As pessoas não se querem por a altura das montanhas, mas sim, por as montanhas a sua altura"
Reinhold Messner

1 comentário:

João Pereira disse...

Acho muito bem que se façam estas manifestações, para que mais pessoas tomem conhecimento do mal que está a ser feito à Serra da Estrela. Vivo em Lisboa e sou menor de idade, mas se tivesse idade e disponibilidade para isso, poderiam contar perfeitamente com a minha participação. Que seja bem sucedida a manifestação!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!