quinta-feira, novembro 20, 2008

Zonas de exploração micológica

Foi recentemente notícia uma proposta que o Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) apresentou aos Ministérios do Ambiente e da Agricultura para a criação de Zonas de Exploração Micológica. Foram definidas três destas zonas, em Fernão Joanes, Penhas Douradas e Cortes do Meio, com o objectivo de rentabilizar a produção de cogumelos. Podemos ler sobre esta iniciativa, por exemplo, neste artigo do jornal A Guarda (a link pode não ser permanente).

O negócio da comercialização e transformação de cogumelos parece ser bastante rentável, e ouvem-se frequentemente rumores de que estrangeiros (espanhóis e franceses) nos ficam com tudo o que conseguem apanhar. Assim, mesmo sabendo muito pouco do assunto, parece-me que esta ideia do parque é uma boa ideia, a partir da qual se pode começar a desenvolver um sector de actividade, que por enquanto, entre nós, se limita quase só à colheita.

Há ainda outro aspecto positivo nesta iniciativa, que é o de dar valor a um ambiente protegido. Os cogumelos são parte integrante de florestas adultas e saudáveis, de florestas sustentáveis. Explorá-los dá valor económico à floresta, contribuindo assim para um interesse colectivo em preservá-la e em fazê-la crescer.

Claro que não basta ter a ideia, é preciso trabalhá-la, dar-lhe corpo, arriscar. E não se pode esperar que seja o PNSE (cujas atribuições não incluem, decerto, a de substituir a iniciativa privada), por si só, a pô-la em pé. No artigo que referi pode ler-se, a páginas tantas

O processo mais avançado e melhor encaminhado, é o que está relacionado com a criação da Zona de Exploração Micológica (ZEM) de Fernão Joanes, devido ao interesse demonstrado pela Junta de Freguesia, desde a primeira hora. “Foi feita a identificação dos cogumelos existentes e foi dada formação a uma dúzia de habitantes, para possíveis colectores, para acompanharem os possíveis turistas/apanhadores de cogumelos [...]

Ou seja, uma entidade que não o PNSE (foi a junta de freguesia, mas imagino que poderia igualmente ter sido uma associação, empresa, cooperativa, etc) pegou na ideia e ajudou no seu desenvolvimento. E a coisa não se fica na recolha para comercialização propriamente dita. Prevê-se a possibilidade de recolha "turística", para o que foi dada formação a algumas pessoas.

Não sou habilitado para fazer uma avaliação muito profunda, nem tenho informações para tal. Mas, pelo que li na notícia que citei, parece-me uma iniciativa muito interessante e espero que dê bons frutos.

Como se vê com mais este exemplo, o PNSE é mesmo uma terrível força do bloqueio do desenvolvimento regional!

Considera que os cogumelos não têm qualquer interesse para turistas? Leia este post do blog Café Mondego.

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!