terça-feira, novembro 04, 2008

Se é para "vender" a natureza...

... Não é preciso muito. Basta pô-la em destaque.
Reclame ao turismo de Espanha no nº817 da revista Visão, página 73. A legenda diz "A família Gomes veio a Espanha no princípio dos anos 80 e ficou surpreendida pela sua natureza. Imagine se viesse hoje, porque pode visitar os melhores parques naturais da Europa."

A propósito deste anúncio feliz, lembrei-me de um folheto publicitário lançado em 2006 pela Região de Turismo da Serra da Estrela, da autoria do seu presidente, Jorge Patrão, com o título "Onde a Natureza Vive!". Com esse folheto a RTSE conseguiu a proeza de, em oito páginas, dar menos destaque à natureza do que o Turismo de Espanha com o anúncio de página simples acima ilustrado. Caramba, apesar do título do folheto, o que pretenderia ao certo a RTSE vender, e ao certo a quem? Terão, ao menos, pensado nisso?

O "belo do folheto" foi analisado em detalhe (e em barrigadas de riso) pelo Estrela no Seu Melhor, aqui (e depois, sobre a versão em castelhano, aqui). Dois posts que valem bem a pena, tanto um como o outro.

1 comentário:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Pensei exactamente o mesmo que tu acerca desta publicidade...

E a verdade é que já experimentei. Gostei. Regressei segunda vez e é altamente provável que regresse novamente a Espanha, apenas pelos seus "espaços naturais".

São perfeitos? Não, muito longe disso! Mas, infelizmente para nós, na maioria das ocasiões estão um bom passo à nossa frente: na protecção da biodiversidade; no turismo de natureza e, como se vê pela publicidade, em saber "vendê-lo"!

Gente estranha esta, os espanhóis, que colocam as "plantinhas e os bichinhos" à frente das pessoas...

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!