segunda-feira, outubro 27, 2008

Duas notícias

Diário XXI de 21 de Outubro (PDF, 11MB), página 3:

José Sócrates na Covilhã em Novembro
José Sócrates deverá visitar o concelho da Covilhã em Novembro para inaugurar o Parque da Goldra, disse Carlos Pinto. A visita deverá ter lugar nos entre 17 e 19 de Novembro, acrescentou o autarca. Durante a visita deverá ser lançado o Parkurbis Medical, numa parceria entre a UBI, Centro Hospitalar da Cova da Beira e Câmara da Covilhã. A visita será aproveitada para assinatura de um protocolo entre o ICNB e a autarquia para o lançamento da aldeia de montanha nas Penhas da Saúde, protocolo negociado nas últimas semanas.
(Sublinhado introduzido por mim)

Diário XXI, 27 de Outubro (PDF, 11MB), página 4:

Seia reforça investigação na Estrela
A Câmara de Seia e o Instituto da Conservação da Natureza assinaram no sábado um acordo de colaboração válido por quatro anos destinado a aprofundar a investigação sobre valores naturais, paisagísticos e culturais da Serra da Estrela, refere um comunicado da autarquia. Subscrito pelo secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, o documento prevê a realização de diversos projectos e actividades nas áreas do ordenamento, património cultural e educação ambiental no Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Ou seja, a Câmara Municipal da Covilhã estabelece acordos com o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade para a criação de uma mini-cidade de vivendas de segunda habitação "para concorrer com os Alpes e os Pirinéus"; a de Seia idem, mas para a investigação sobre os valores naturais, paisagísticos e culturais da serra da Estrela.

Estas duas notícias revelam muito sobre as atitudes das duas autarquias face à serra da Estrela e face ao que deve ser o turismo na serra da Estrela. É escusado dizer qual nos agrada mais.

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!