quinta-feira, junho 12, 2008

Este fim de semana

A Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, em conjunto com o Clube de Montanhismo da Guarda e com a Associação Amigos da Serra da Estrela realiza este Domingo a segunda edição do Circuito dos Três Cântaros, a meia maratona mais espectacular que conheço. Do fundo do vale do Zêzere, junto à casa abrigo da ASE, para a Nave de Santo António, para a Santa, para a Torre, para o Terroeiro, para a barragem do Padre Alfredo, de novo para Nave de Santo António e de volta à casa abrigo. Cerca de vinte quilómetros, com mais de mil metros de subida acumulada.
No ano passado demorei três horas para percorrer este percurso. Este ano, infelizmente, não tenho possibilidade de participar. Paciência, fica para a próxima.
Paralelamente à corrida, decorre um passeio pedestre, de menor extensão.

O que mais me agrada nesta organização é o apelo que fazem ao respeito pelo ambiente do local em que decorre e a enfâse que põem na responsabilidade individual de todos, até dos próprios organizadores:

O CIRCUITO DOS 3 CÂNTAROS DESENROLA-SE NO CENÁRIO DE EXCEPCIONAL BELEZA NATURAL DO PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA, PELO QUE SERÁ OBRIGAÇÃO DE TODOS PRESERVAR O MEIO AMBIENTE EVITANDO ABANDONAR DESPERDÍCIOS FORA DAS ÁREAS DE CONTROLO.
DO NOSSO COMPORTAMENTO (ORGANIZAÇÃO E PARTICIPANTES) DEPENDERÁ O FUTURO DA PROVA.
(Retirado textualmente da página web da prova.) Ah!, assim se fizesse tudo na Serra, assim se portassem todos os promotores de eventos na Serra...

5 comentários:

TPais disse...

São uns "duros" estes homens,hein!Safa! Mas como as coisas andam, gasolina, greves e tal qualquer dia só mesmo a pé se vai lá em cima!!E era mau se calhar!

Tiaguss disse...

Duros é favor! No ano passado acompanhei a prova e fiquei boquiaberto com tanta pujança física que este pessoal tem!
Vale a pena conjugar uma voltinha até à Serra da Estrela e aproveitar para ver a prova.

TPais disse...

Peço desculpa quando disse "são uns duros estes homens"!Na verdade deveria ter dito "são uns duros estes homens e mulheres"!!Porque elas que lá andavam andavam!!Eu vi!
Parabens a todos os que participaram até porque a chuvinha que caía deve ter dado uma adrenalina extra ao saltar de rocha em rocha!

ljma disse...

Este ano estive a ajudar na realização, como elemento da ASE. Dava bebidas e barras alimentares aos atletas quando passavam pelo meu posto. Encontrei de tudo. Desde pseudo-atletas que agarravam nas garrafas de água e continuavam a corrida deitando-as para fora do trilho duzentos metros mais à frente, a verdadeiros atletas que chegavam ao meu posto trazendo na mão a garrafa que transportavam desde o posto anterior, não a querendo deixar senão num recipiente apropriado.

Os que verdadeiramente ganharam a corrida foram estes. Os outros não perceberam nada, não ganharam nada. Mesmo que tenham ficado bem posicionados na lista de classificações.

Seja como for, no fim da corrida apanhámos todas as garrafas e fitas que marcavam o percurso no nosso sector. As outras equipas fizeram o mesmo nos sectores que lhes cabiam. À parte o trilho estar agora melhor definido pelas passadas dos atletas, duvido que mais alguma marca da corrida tenha ficado.

TPais disse...

Recebi um comentário de um amigo que participou este ano pela primeira vez nesta corrida e que gostou imenso da prova. Deu os parabens à organização pela sinalização e manutenção do percurso! Parabens!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!