terça-feira, fevereiro 05, 2008

Tópicos fora de prazo

O Cântaro Zangado tem deixado passar assuntos interessantes por referir. Lembrei-me (ou fui lembrado) de três, mas tenho a certeza de que há muitos mais. São eles os seguintes
A consulta pública do Plano Rodoviário Nacional na Região Centro Interior
Devíamos ter feito este anúncio, porque é um assunto relevante e porque talvez assim pudéssemos contribuir para uma particiapação um pouco mais alargada. Seja como for, o anúncio foi bastante noticiado pela comunicação social. Não sei se terá havido muitas contribuições. O período de consulta pública terminou no final de Janeiro.
O calendário de libertações de animais do CERVAS
O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura do Parque Natural da Serra da Estrela sedeada em Gouveia, que dispõe de uma clínica para animais selvagens feridos, doentes ou debilitados. Tomei conhecimento do calendário de libertações de animais que "tiveram alta" em Janeiro mas fui adiando a redacção de um post a divulgá-lo, até que reparei que já era tarde demais. Seja como for, aqui fica, para que se veja que a protecção da natureza não é só no papel:
  • Fuinha (Martes foina): Loriga, 24 de Janeiro
  • Coruja-do-mato (Strix aluco): Sernacelhe, 25 de Janeiro
  • Açor (Accipitor gentilis): Cativelos, 26 de Janeiro
  • Garça-real (Ardea cinerea): Sebadelhe, 26 de Janeiro
Aproveito para relembrar que o CERVAS tem um programa de apadrinhamento de animais, para o qual todos podemos contribuir. Para mais informações, contacte o CERVAS (email: cervas.pnse@gmail.com)
Dia Nacional dos Vigilantes da Natureza, 2 de Fevereiro
Para celebrar a sua data nacional, vigilantes do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade e das comissões coordenadoras de desenvolvimento regional vieram dar o seu contributo ao programa "Um milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela", promovido pela Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela. Juntaram-se a montaheiros e escuteiros que participavam no XXV Nevestrela semeando e plantando árvores de espécies autóctones.

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!