quarta-feira, novembro 07, 2007

Mostruário de invasoras

Este é um aspecto do parque de estacionamento da Floresta, na Covilhã. À esquerda, verde escuras, as mimosas, vindas da Austrália. À direita, já com cores de Outono, as espanta-lobos, da China. Atrás do fotógrafo há uma mata (!) de eucaliptos, da Austrália também.
Apesar da grande profusão de mimosas, esta zona é, ainda assim, um local muito aprazível. Meta-se pelo circuito de manutenção acima, especialmente nesta altura do ano, e verá.

1 comentário:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

A coisa é ainda pior...nessa zona há ainda outras acácias invasoras (austrálias)...existem alguns exemplares mais altos do lado esquerdo (quando subimos) logo a seguir à pequena fonte que aí existe.

Os florestais da Covilhã, com os poucos recursos que tiveram, tentaram fazer uma contenção na expansão das mimosas; teve um sucesso relativo, até porque com o aumento das zonas de sombra com a regeneração de muitas árvores, elas ficaram limitadas à zona inicial.
Mas isto não as erradica...apenas ajuda a controlá-las nessa zona, mas se houver um incêndio elas vão aproveitar para se expandir. Por exemplo, logo a seguir ao painel informativo do estado das estradas (depois do cruzamento à direita para a Biquinha) existe um pequeno espaço que ardeu novamente há alguns anos; se reparares, elas estão a aproveitar essa "falta de sombra" para se espalhar e ocupar essa zona.

Com o encerrar da delegação florestal da Covilhã receio que a encosta fique completamente ao abandono...nesse e noutros aspectos.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!