segunda-feira, outubro 08, 2007

Biodiversidade-Encontro Micológico

Este cogumelo que infelizmente não faço a pequena ideia que tipo é, faz parte da rica Biodiversidade que ainda existe na Serra da Estrela. Montanhas como a Serra da Estrela propiciam a existência de biodiversidade devido aos múltiplos ambientes que nela se podem encontrar. Características como a altitude, a orientação solar, a humidade, exposição aos ventos, tipo de solo etc podem ser dramaticamente diferentes mesmo em pequenas distancias, daí que tambem diferentes ecossistemas subsistam em cada um destes microambientes.
Volto a dizer que pouco percebo da biodiversidade micológica da Serra da Estrela. Sei que é rica e se como eu quiserem saber um pouco mais atentem neste encontro promovido pela URZE a realizar nos próximos dias 19 e 20 de Outubro em Gouveia.
Vamos lá ver se alguém depois me saberá dizer algo mais sobre o espécimen que apresento na fotografia!

3 comentários:

Rui Peixeiro disse...

Grande cogumelo!!!

Também não sei que espécie é, mas isso na panela dava para a família toda!

Anónimo disse...

A mim parece-me um "boletus edulis" (se bem que todos os "boletus" são muito parecidos), também conhecido na região por tertulho ou tortulho... é dos melhores comestíveis que se pode encontrar por estas bandas.

Abraço

TPais disse...

Olá Lurra,
obrigado pela informação!
Infelizmente não pude ir ao encontro micológico mas a curiosidade é muita sobre estes seres vivos fundamentais para o completar do Ciclo do Carbono na Natureza.
Abraço, apareça sempre

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!