domingo, agosto 12, 2007

Miguel Torga - Centenário

imagem retirade de http://drcn.do.sapo.pt/
De seu nome Adolfo Correia da Rocha, adoptou o pseudónimo de Miguel Torga por reflectir quem era: um duro com raizes em rocha dura em terras Ibéricas. Era um amante dos montes e serranias selvagens e agrestes. Percorreu-as desde tras os montes às beiras. Dizia da Estrela que era "alta, imensa e enigmática" e que "tudo se cria nela".
Que diria Miguel Torga se visitasse hoje a Serra da Estrela? E que diria do homem beirão?Continuará "Teimoso como um Sísifo voluntário"?

Presto aqui a minha homenagem a um homem que sabia as virtudes de uma serrania selvagem e dos seus maus trilhos impróprios para comodistas!

1 comentário:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

É verdade, José. O que não diria o Torga se pudesse ver o que fizeram à sua Serra da Estrela.

Acho que os correria todos à paulada.

Ainda que o lessem, esses que a têm destruído, não o entenderiam. Não por falta de capacidade intelectual mas porque só entende a escrita de Torga sobre a Serra quem a ama com a mesma força. E essa gente não ama a Estrela, logo nunca a poderá compreender.

Só as palavras de um gigante como Torga podem descrever essa divindade sagrada que é a Estrela...como ele escreveu. "Somente a quem a passeia, a quem a namora duma paixão presente e esforçada, abre o coração e os tesouros. Então, numa generosidade milionária, mostra tudo".

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!