Até ao próximo dia 30 de Setembro, não é permitido fazer fogo no interior do Parque Florestal de Monsanto, mesmo nos grelhadores dos Parques de Merendas. De acordo com a alínea a) do art. 28º do DL nº 124/2006, não é permitido “Realizar fogueiras para recreio ou lazer e para confecção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;" durante o período crítico (1 de Julho a 30 de Setembro, segundo a Portaria n.º 755/2007)), independentemente do nível de alerta.
Ajude-nos a proteger a nossa floresta!
Bolas, eu tenho muito respeito e gosto imenso do Parque Florestal de Monsanto mas tenho muito mais pela Serra da Estrela. Aliás por isso é que um está classificado por legislação e o outro nem por isso. Então, expliquem-me porque é que parece haver muito mais rigidez e controle no Parque Florestal de Monsanto (PFM) do que no Parque Natural Serra da Estrela (PNSE)? Expliquem-me tambem porque é que o PFM tem uma página de internet dedicada e completissima divulgando um sem numero de actividades, eventos, informações e eu sei lá mais o quê, enquanto que o PNSE tem uma misera referência na página generalista do ICNB sem uma unica informação relevante para quem o pretende visitar? Como é que isto se admite?
Não me venham dizer que é porque está no meio de lisboa e porque tem a camara a financiar e tal, porque a verdade é que há cerca de 10 anos o PFM era frequentado apenas por prostitutas e toxicodependentes e mesmo de carro as pessoas evitavam por lá passar! Hoje em dia, Monsanto foi completamente devolvido à população!Fecharam-se estradas até!Imaginem...
E como é que isto tudo foi conseguido? Para mim existem duas razões principais para o sucesso do projecto PFM:
1)Houve vontade politica!
2)Existe apenas uma entidade a gerir o PFM
E por hoje fico-me por aqui com as comparações destas duas realidades...
Sem comentários:
Enviar um comentário