domingo, agosto 19, 2007

Ele há coisas!

A propósito da divulgação do Cine'Eco deste ano andava a "surfar" nos sites relacionados até que cheguei à página do Parque Florestal de Monsanto (Lisboa) e deparei-me com o seguinte alerta logo na "entrada":

Até ao próximo dia 30 de Setembro, não é permitido fazer fogo no interior do Parque Florestal de Monsanto, mesmo nos grelhadores dos Parques de Merendas. De acordo com a alínea a) do art. 28º do DL nº 124/2006, não é permitido “Realizar fogueiras para recreio ou lazer e para confecção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;" durante o período crítico (1 de Julho a 30 de Setembro, segundo a Portaria n.º 755/2007)), independentemente do nível de alerta.
Ajude-nos a proteger a nossa floresta!

Repararam bem naquela parte que dizia que não era permitido fazer fogo "mesmo nos grelhadores dos Parques de Merendas"!! Então e o que se passa aqui no Parque Natural da Serra da Estrela? Instalam-se os belos dos fogareiros no coração do Parque Natural e aparentemente permite-se a sua utilização (basta lá ir ver) durante todo o periodo critico dos incendios!
Bolas, eu tenho muito respeito e gosto imenso do Parque Florestal de Monsanto mas tenho muito mais pela Serra da Estrela. Aliás por isso é que um está classificado por legislação e o outro nem por isso. Então, expliquem-me porque é que parece haver muito mais rigidez e controle no Parque Florestal de Monsanto (PFM) do que no Parque Natural Serra da Estrela (PNSE)? Expliquem-me tambem porque é que o PFM tem uma página de internet dedicada e completissima divulgando um sem numero de actividades, eventos, informações e eu sei lá mais o quê, enquanto que o PNSE tem uma misera referência na página generalista do ICNB sem uma unica informação relevante para quem o pretende visitar? Como é que isto se admite?
Não me venham dizer que é porque está no meio de lisboa e porque tem a camara a financiar e tal, porque a verdade é que há cerca de 10 anos o PFM era frequentado apenas por prostitutas e toxicodependentes e mesmo de carro as pessoas evitavam por lá passar! Hoje em dia, Monsanto foi completamente devolvido à população!Fecharam-se estradas até!Imaginem...
E como é que isto tudo foi conseguido? Para mim existem duas razões principais para o sucesso do projecto PFM:
1)Houve vontade politica!
2)Existe apenas uma entidade a gerir o PFM

E por hoje fico-me por aqui com as comparações destas duas realidades...

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!