domingo, maio 06, 2007

Os pato bravos somos nós

Acaba assim o artigo de António Barreto no Público de hoje:
[Eles] Conhecem a lei melhor que ninguém e, quando não conhecem ou esta não lhes é favorável, mudam-na. Derrogam os planos oficiais. Retiram terrenos da reserva agrícola. Eles sabem tudo. Têm planos de desenvolvimento e prometem levar Portugal para a frente. São optimistas. Acreditam no futuro. Apostam na inovação e no moderno. Eles estão no meio de nós. Portugal é um país de patos bravos.
Eu diria mesmo mais: eles somos nós. O cidadão anónimo que acha que "com este autarca sim, vê-se a nossa terra andar para a frente", só porque tem mais um shopping na periferia e mais uma rotunda ajardinada, ou que entende que para desenvolvermos o turismo precisamos de mais estradas pela serra, ou que vota no trafulha que distribui benesses e subsídios ao clube de futebol... Os patos bravos não são uns "eles" que nos estragam a paisagem e as cidades, que temos que "localizar e neutralizar". Os patos bravos somos nós.

Já vai sendo altura de se abrirem os olhos: tanta promessa de levar Portugal para a frente, tanto optimismo, tanta crença no futuro, tanta aposta na inovação e no moderno, onde é que nos tem levado, até agora?

4 comentários:

Anónimo disse...

Talvez o problema resida no facto do conceito "frente" não ter sido definido convenientemente. Daí que, de vitória em vitória, de passo em passo, se caminhe para a derrota final ou para o abismo. Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

famel disse...

Somos um país de crenças...apoiadas num comodismo mt discreto, pq no fundo tds nós achamos q somos cidadãos activos (m só pq fica bem p a fotografia)!!!
M isso de ficar à espera q algo aconteça, que o futuro seja melhor, não passa disso mesmo CRENÇA.
Somos patos bravos sim sr. pensamos q a nossa responsabilidade se baseia apenas no acto do votar. Dps disso é preciso "acreditar" q "eles" vão fzr alguma coisa p isto melhorar. E aplaudimos o q corre bem e enchovalhamos o q corre mal. Mas fzr alguma coisa n fazemos, aliás pq é mais fácil mexer a boca para falar do que mexer os braços p trabalhar!

No entanto, tb não devemos generalizar, nem tão pouco olhar só para a nossa realidade, porque neste pequeno país conhecemos alguns casos de grds avanços nas mais diversas áreas.

A dica é smp a mesma "se tds fizermos a nossa parte, por pc que façamos valerá smp a pena"

ljma disse...

famel, ando há tempos para escrever um post mais ou menos na linha do que acabou de dizer...

ljma disse...

Otávio, há de facto confusão com as "frentes". Para os promotores dos empreendimentos, os tais "optimistas", a batalha é a do enriquecimento pessoal. Os outros todos (que eu chamo também patos bravos, mas deveria chamar antes burros mansos), onde me devo incluir também, é que acham que o objectivo é desenvolver, modernizar, etc. Pode vencer-se nas duas frentes? Pode, mas não do modo em que temos actuado, deixando os promotores em roda livre... É sobre isto o post de terça feira, "Desenvolvimentos?".

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!