sexta-feira, maio 11, 2007

Bom fim de semana!

3 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Boa caminhada, abraço

Al Cardoso disse...

Sao interessantes essas caminhadas e sempre ajudam a limpar o ambiente, mas o ideal seria nao haver necessidade dessas campanhas de limpeza, era sinal de que o nosso povo estava deveras civilizado! Quando sera isso?

Um abraco d'Algodres.

ljma disse...

Obrigado, Pedro! Correu bem a caminhada, valeu a pena. Farei um "relatório" quando tiver mais fotografias.

Al Cardoso, era bom que não fossem necessárias estas iniciativas, era. Mas basta que permaneça uma pequena fracção de pessoas sem consciência nem gosto para que este estado de coisas se mantenha. É que, por pequena que seja essa fracção, num fim de semana de neve em que andem pela serra vinte mil pessoas (como acontece por vezes) ainda haverá muitos poluidores à solta, que deixarão na serra muito lixo.
Proteger, neste caso, significa, quanto a mim, limitar o acesso dos que poluem. Como não há um "cartão de poluidor", essas limitações afectariam todos (eu incluido). Como se limita o acesso? Acho que basta obrigar as pessoas a deixar os carros nas povoações (eventualmente em função de capacidades de carga a definir para o maciço central) e a subirem de autocarro, a pé, a cavalo ou de bicicleta para reduzir *imenso* a quantidade de poluidores na serra. Como as possibilidades de acesso que referi seriam pagas (excepto talvez a pedestre) e seriam mais lentas (obrigando os visitantes a permanecer mais tempo na região), menos gente não significaria necessariamente menos riqueza gerada.
Talvez antes pelo contrário.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!