terça-feira, março 13, 2007

Venham mais outros!!


No Diario XXI vinha a noticia que o município de Manteigas tinha sido galardoado com o 1º prémio do índice ECO XXI. Este índice avalia diversos indicadores em diversas áreas que os promotores deste programa consideraram reveladores do nível de sustentabilidade de um determinado município. Temos por exemplo:

-"educação ambiental", projecto Eco Escolas

-"desempenho das instituições", a nível da informação ambiental aos municipes, do emprego na área de ambiente, existencia de sistemas de Gestão de Qualidade e/ou Ambiente

-"Conservação da Natureza" que inclui um factor muito importante como o controlo de espécies invasoras

-"Qualidade do ar, água"

-"Gestão dos Resíduos", a nível da separação valorização

-"Energia", a nível de eficiencia e tipo de fontes

-"Transportes, Ruido, Agricultura e Turismo"

Ao todo são 23 indicadores que são avaliados por município, sendo que alguns tem mesmo que ser cumpridos.
O Município de Manteigas teve 66% de pontuação no índice ECO XXI. Apesar da meta miníma estabelecida para o ano de 2006 ter sido os 50%, Manteigas conseguiu superar significativamente este valor! No entanto, isto mostra que ainda há espaço para melhorar!

Agora era importante que outros municípios da Serra da Estrela trabalhassem no mesmo sentido em particular porque se encontram em território com um património Natural singular
Venham mais outros!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,
Gostaríamos de te convidar para conhecer o novo site da Acolhida na Colônia:
www.acolhida.com.br

A Acolhida é uma associação de agricultores ecológicos de Santa Catarina, no Brasil. A Acolhida foi criada em 1998 e é integrada à rede francesa Accueil Paysan que atua desde 1987 com a proposta valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico.

Atenciosamente,
Equipe Acolhida

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!