quarta-feira, março 28, 2007

Milhões de carvalhos

No dia da árvore, 21 de Março, interromperam-se as actividades do programa Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela. No próximo Outono retormar-se-ão os trabalhos.
Um verdadeiro balanço do que se fez até agora só ficará completo depois do Verão, quando se puder avaliar quantas das árvores semeadas e plantadas resistiram aos meses mais quentes e secos. Ainda assim, os organizadores apresentam números impressionantes. No total, foram plantadas ou semeadas 48217 árvores no Vale do Zêzere e em vales afluentes, a altitudes situadas entre os mil e quatrocentos e os mil e seiscentos metros. Participaram nas actividade um total de 1641 pessoas, com idades compreendidas entre os três e os oitenta e três anos, com as mais variadas origens (apareceu até um grupo de Salamanca). Foram plantados carvalhos (Quercus pyrenaica), claro, mas também bétulas (Betula celtiberica), tramazeiras (Sorbus aucuparia) e áceres (Acer pseudoplatanus).
Esta iniciativa contou com apoio de alguns serviços do estado, a saber, do Parque Natural da Serra da Estrela (que cedeu 4300 árvore jovens) e da Força Aérea (que disponibilizou um helicóptero para o transporte dessas mesmas árvores). Um apoio menos material mas, parece-me, igualmente relevante, foi a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, na cerimónia de lançamento do programa. Mais de resto, foram os participantes que fizeram tudo!
Para o ano há mais!

O Diário XXI traz hoje uma notícia sobre este assunto.

2 comentários:

TPais disse...

Ao que sei, dentro desse grupo de salamanca havia jovens de outras nacionalidades, como Marroquinos. Espero sinceramente que uma boa parte destas plantas consiga vingar mas em todo o caso a campanha foi um sucesso ao nivel da mobilização e demonstração de accção com tão poucos recursos! Está provado que quando se quer e quando existe colaboração entre todos, as tarefas mais improváveis e com menos recursos são levadas a bom porto (tentem adivinhar quanto dinheiro vai o PNPG gastar na reflorestação de 100ha?200 mil EUROS!!!). Temos que nos convencer que no que toca a problemas deste genero, eles não são apenas dos que vivem lá perto. Estes problemas são de todos porque mais cedo ou mais tarde irão afectar-nos tambem!

TPais disse...

Só mais uma nota:
a noticia difundida pelo Diario XXI foi promovida pela LUSA demonstrando bem o impacto social que esta campanha teve! Parabens aos seus organisadores e a todos os que participaram!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!