quinta-feira, março 01, 2007

Carta de las Montañas — Ya!


Incluo aqui um vídeo produzido pelos Ecologistas en Acción para promover a aprovação da Carta de las Montañas. Este documento foi redigido em 2002 durante o Ano Internacional das Montanhas, por um comité específico criado pelo conselho de ministros do governo espanhol com o objectivo de traçar as linhas de rumo para um desenvolvimento sustentável das zonas de montanha. Ainda não foi aprovado pelo próprio governo que promoveu a sua redacção.
Destaco o seguinte excerto das declarações de Mariano Polanco, dos Ecologistas en Acción, porque me parece que caracteriza também a posição da (nossa) Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável na Serra da Estrela:
No estamos en contra del desarollo de las montañas y de la poblacion que suportan. Pero esto se puede hacer de dos maneras. O de una manera absolutamente especulativa, atendiendo a los interesses de los inversores y de los promotores, o hacerlo de una manera mas racional.

Este é mais um post que se poderia chamar "Como se faz lá fora", uma vez que mostra como os ambientalistas e montanhistas espanhóis se estão a organizar na luta contra a degradação artificializante e urbanizante do espaço de montanha. Tenho ouvido críticas de que é por causa dos ambientalistas nacionais (como o Cântaro Zangado) que nada se faz cá na Serra da Estrela, que é por isso que ela esta "tão atrasada", que devíamos pôr os olhos no que se faz "lá fora". Aposto que ainda ouvirei críticas de que, deslumbrados, andamos apenas a imitar o que se faz "lá fora"...

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro J. Amoreira,
Felicito-o pela pertinência do blog e, em particular, pelas analogias que nos proporciona este vídeo.
Envio-lhe um link para o primeiro de uma série de cinco artigos afins.
http://www.ointerior.pt/home/artigo.asp?id=114
Francisco Paiva

ljma disse...

Francisco Paiva, muito obrigado pelo cumprimento e pela link para o seu artigo no Interior. Vou esperar ansiosamente pela continuação!

(Tenho que assinar o Interior, caramba! Então isto ia-me passar ao lado?!)

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!