sexta-feira, fevereiro 09, 2007

O janeto

Um amigo da Associação Distrital dos Agricultores da Guarda disse-me que hoje tinha sido libertado um janeto que ele tinha encontrado ferido e entregue ao cuidado do veterinário do Parque Natural da Serra da Estrela. A "cerimónia" teve lugar na Escola Primária de Vinhó (Gouveia).
O mais interessante é o local onde o bicho foi encontrado: a meio da ponte que separa as freguesias de Moimenta e Vinhó. Do lado de Vinhó, à saída da ponte, encontra-se uma placa indicando zona de caça associativa; do lado de Moimenta, outra placa indica zona de caça municipal. O desgraçado janeto foi atropelado no único local das redondezas onde estava a salvo dos caçadores (dos que cumprem a lei, pelo menos).
É quase caso para dizer que o que tem que ser tem muita força...

5 comentários:

Anónimo disse...

Janeto??? que espécie rara é essa?? Janeto?? hahahahahahahaha!

essas iniciativas são de louvar nao o podemos negar....

cumprimentos para todos! e para o janeto tambem... :):):)

ljma disse...

Este egocêntrico especialista nos mamíferos da Serra da Estrela, muito bem disposto, não explicou a quê é achou graça. Eu tenho uma certa relutância em rir-me só porque os outros o fazem à minha volta, ele que me desculpe. Enfim. Cumprimentos também, para si_e_toda_a_gente.

PM disse...

Foi com muito gosto que li o post neste blog dado que estive envolvido na recuperação e libertação do animal em causa. Para os interessados podem visitar o blog cenas-renas.blogspot.com onde poderão ver algumas fotos da libertação da geneta e não só.

Parabéns pelo blog

Abraço
PM

Anónimo disse...

Olá!

Peço desculpa por me ter rido!! achei imensa piada ao nome que deram ao animal... o bicho chama-se geneta ou gineta (Genetta genetta) e não janeto. Por isso não resisti... desculpe se de algum modo ofendi, não era minha intenção.
Se quiserem fotos para ilustrar o post é só pedirem.

Bjos

ljma disse...

OK, eu_e_mais_ninguém, obrigado pela correcção. Descanse que não me ofendeu. Também há quem chame ao bicho janeto, admito que incorrectamente. Se eu tivesse feito uma pesquisa na internet antes de publicar este post tinha feito melhor, se calhar.
Ah, mas que se lixe!, como dizia o pai do Feynman, "pouco interessa o nome do passarinho, o que importa é o passarinho" (e descanse, sei que o janeto/geneto/gineta/Genetta genetta não é um passarinho).
Quanto às fotos, são bem vindas, pois!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!