sábado, janeiro 06, 2007

Inversão Térmica

imagem retirada hoje do site do IM
Esta imagem mostra os valores de temperatura registados pelas estações automáticas do instituto de Meteorologia. Podemos observar claramente o fenómeno de "inversão térmica" onde a temperatura inverte a sua tendência habitual de descida com a altitude. Podemos ver que, na zona em questão, as Penhas Douradas e a Guarda tem temperaturas superiores aos locais a mais baixa altitude.

6 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado José Amoreira!

Obrigado por falar nas coisas e dar as explicações necessárias!

A Serra está na mira de gente insaciável, que não tem pejo em mentir, deturpar, insinuar, tudo em prol de mais uns lucros imediatos que aparecem sempre atrás do "cimento".

Este blog, e esta apresentação da inversão térmica, estão na linha da frente deste combate em defesa da Serra.
Obrigado.
Um abraço
JV

Rui Peixeiro disse...

Contra factos não há argumentos, já se costuma dizer...

Já agora, já leram esta noticia?
http://www.kaminhos.com/destaque.asp?id_artigo=5952

Como é que falam em valores de ocupação, para criarem aqueles relatórios que sustentam a necessidade de mais uma "carrada" de hoteis e afins, se não consultam os valores da unidades existentes?

ljma disse...

José Veloso, é ao TPais que deve endereçar os agradecimentos. Mas está bem, tomo eu a iniciativa. Em nome do Cântaro Zangado, eu digo: de nada.
;)

ljma disse...

Só mais uma coisa: aquelas fotografias dos vales "submersos" em nuvens, brilhando um sol radioso nos cumes? Inversão térmica.

Rui Peixeiro disse...

Aqui um exemplo que vejo quase todos os dias de uma varanda de minha casa...

http://img409.imageshack.us/img409/2425/1001269custompm0.jpg

Para verificar isto, basta ir nas manhãs frias à zona do rio zezere, campo de aviação, ... e verificar o gelo nas ervas, muros, ... depois, se formos ao campo de futebol, biquinha, floresta, ... não se vê nada ou quase nada do que se viu bem mais abaixo.

TPais disse...

Não sei se já aqui disse, mas pelo menos já o disse várias vezes entre amigos e volto a repetir aqui: O trimestre com maior numero de turistas na serra da Estrela, segundo fontes do INE, é o 3º, Julho,Agosto,Setembro!!Não é o Inverno, como querem fazer querer a RTSE e a Turistrela! A questão é que no Inverno as pessoas chegam todas ao mesmo tempo!
Obrigado José Veloso pelas felicitações. A verdade é que o Zé é que fez deste blog o que ele é hoje e eu só posso sentir-me honrado e satisfeito por poder participar neste projecto e desta maneira alertar para as questões Serranas.
Rui, mais uma vez obrigado por ser o nosso "radar" de informação.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!