sexta-feira, janeiro 05, 2007

Afinal a Neve não Cai...,Brota

Pois é, aparentemente, na nossa estanciazinha de esqui da Serra da Estrela, a neve não cai...ela brota!!Só pode...se não vejamos:
  • no dia 30 de Dezembro, como já aqui disse, a estância tinha apenas 1 pista a funcionar (a mais pequena - cerca de 100 metros) e apresentava a altura astronómica de 10 cm (nem sei como conseguem medir isto?!);
  • no dia 2 de Janeiro de 2007, a estância não tinha nenhuma pista ou teleski a funcionar (ver imagem em cima) e tinha uma altura máxima de neve de 4 cm!!
  • hoje, dia 5, como podemos ver na figura em baixo temos novamente a pista de cerca de 100 metros aberta e uma altura máxima de neve de 15 cm!!

Como será que se conseguiu a proeza de ganhar 10cm de neve em 3 dias?

Ora, desde dia 30 não nevou "do céu", a neve fora das pistas era inexistente (por isso já nem a táctica da "importação" de neve funcionava) e os canhões não podiam produzir neve devido às altas temperaturas! Mas agora o leitor diz: "livra!!Altas temperaturas?!?Aqui em Manteigas (ou Lisboa ou Covilhã) tem estado um frio de rachar à noite homem!!" Tem toda a razão, mas este frio faz-se sentir mais intensamente nos vales devido ao acumular do ar frio e "mais pesado" que desce da montanha, permitindo assim a "entrada de ar mais quente em altitude. A isto chama-se o fenómeno de "inversão térmica". E o que quero eu dizer com estas balelas todas?!Quero dizer que não tem havido condições para se criar neve artificial na estancia Vodafone 2000 da Serra da Estrela recorrendo aos canhões!

Então donde vem a nova neve?Sei lá!Talvez brote da terra? O que lhe parece caro leitor? Ou talvez a Turistrela, com o patrocíonio da Vodafone, tenha pago a um alquimista para fazer neve quente...
uhm...nãããã... o mais provável é que tenham reduzido a pista a metade e usaram a neve da 2ª metade para cobrir a da primeira!
Seja qual for a hipótese, o preocupante é que estes senhores continuam a divulgar a estância como se ela estivesse no seu funcionamento normal! Não há um único aviso na página a dizer que a estância está de facto fechada! Continuam a vender pacotes de alojamento de 3 ou 5 dias onde, por mais um valor "x", se tem direito a 3 ou 5 dias de passe (vulgo, forfait) para utilizar os teleskis!!

Será isto ilegal?Será publicidade enganosa? Talvez não seja nenhuma destas mas que demonstra o carácter desta empresa demonstra!O importante é deixarem cá o dinheiro e fazerem número para as estatísticas, NÃO É?

Nota: as imagens apresentadas neste texto foram retiradas da página da Turistrela

4 comentários:

Anónimo disse...

E mais nada ò Cântaro "Irado".

Já estou a ver o filme todo montado (o mesmo do costume e já gasto. É que nem nisto tem o mínimo de estilo e de bom gosto).

Lá para Maio a Turistrolha e a RTSE vêm-se vangloriar com os 120 dias de estância aberta, que é um projecto anzol e tal para o desenvolvimento sustentável, sendo para isso fundamental a ampliação (9, 30, 40, 50 km. Como é que ficamos?) da Estância Caterpillar Serra dos Sacos Plásticos e afins* 1993.

Eu até pergunto como é possível a estância estar aberta (com os custos inerentes a esse facto), oferecendo as degradantes condições existentes de “neve térrea”. Até mete nojo...

Esta é a melhor resposta que a natureza dá quando não a "ouvimos". E não se esqueçam, a Natureza, mais cedo ou mais tarde e geralmente da forma mais cruel, vem cobrar o I.A. (Imposto de Agressão). O problema é que nós não aprendemos. Seremos sadomasoquistas???? Eu não, eles não sei…

Bom fim-de-semana pessoal.


*Banheiras de bebés, barcos de borracha, pranchas de bodyboard (aos montes), câmaras-de-ar, restos de tubagens (serão dos super-mega-refixes-ultras canhões de neve que funcionam a 10ºC????), contraplacados (com o nome Tur…la), placas da Foster´s e Vodafone (hum… onde é que já vimos estes nomes?????)

Anónimo disse...

Pois é !!!
Ganda lata. Não assumir a ausencia de Neve!!!
Será que não podiam vender uns pacotitos de turismo pedestre. Dava para todo o ano, com ou sem neve e era mais divertido, Saudavel e mais barato???

ljma disse...

Eu não sei se eles não fazem neve pelas razões apontadas pelo TPais. Só sei é que, se a pudessem fazer, a fariam.

Tiaguss disse...

Grande lata não assumir a ausência de neve!?!?!? A grande lata já dura à alguns anos, que é assumir que a Serra da Estrela serve para a pratica de ski.

E mais ..... chamar estanciazinha aquilo lá em cima esta-se de certa forma a sobrevalorizar aquilo que não passa de uma lixeira a céu aberto.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!