terça-feira, dezembro 19, 2006

Relatório OCDE vs Costa Pais

imagem retirada da página da Turistrela
"Presently 90% - 609 out of the 666 medium to large Alpine ski areas - normally have adequate snow cover for at least 100 days per year." fonte: relatório da OCDE ( página da OCDE)
Ou seja, 90 % estâncias de esqui dos Alpes de média e grande dimensão tem, com segurança, 100 dias por ano de boas condições para a prática do desporto.
hum...Costa Pais diz que o ano passado tivemos mais do que 120 dias de estância a funcionar com condições....
hum... Afinal parece que temos na Serra da Estrela uma estância de médias ou grandes dimensões por isso ainda estamos bem!!
Mas...será que Costa Pais está convencido que alguém acredita nestas balelas?! Será que realmente considera que uma estância com as condições demonstradas na imagem deveria se quer estat aberta?! Será que ele não percebe que ainda nem ele pensava em ser dono da Turistrela e ter uma estância de esqui, e já centenas de Portugueses/as se deslocavam todos os anos a estâncias dignas desse nome em Espanha e nos Alpes?
Será que não vê o ridiculo de manter a mesma imagem da WebCam de há três dias e no entanto a apresentar como se fosse de hoje!!
O pior é que provavelmente está convencido daquilo que diz e acredita mesmo que é possivel produzir neve artificial com temperaturas de 10 ºC positivos, que é o que será cada vez mais frequente na serra!! Estou convencido que por ele fazia pistas até à Covilhã!!Isso é que era fino!!
Alguem tem que acordar este senhor para a realidade!

2 comentários:

ljma disse...

Tpais, a minha teoria é que este senhor e o seu aliado Jorge Patrão estão perfeitamente acordados para a realidade. E a realidade é que o PENT (Programa Estratégico Nacional do Turismo) se prepara para lhes despejar no colo não sei quantos milhões de euros para "desenvolverem" esta foleirice ambientalmente desastrosa. Face a esta perspectiva, que importa o ambiente e a paisagem, que importa até que a pista abra, que neve ou que não neve?

E assim vamos, é dia 20 (ou seja, a saison começou há vinte dias) e temos trezentos e cinquenta metros de pistas abertos, com um desnível total de quarenta metros! Enfim, nada que não tivesse ocorrido no ano passado!

PS: já agora, hoje, quarta-feira, a foto da web-cam continua a mesma.

TPais disse...

Sim , eu sei que eles estão acordados para a realidade!!Só quero é que percebam que nós tambem! No entanto, estou convencido que cada vez tem menos espaço de manobra para sacar dinheiro aos fundos à pala do esqui! É por isso que é esta correria para submeter mil um projectos a todos os quadros de apoio possiveis!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!