terça-feira, dezembro 12, 2006

A ADAG no Público

Foi ontem publicada pelo Público (suplemento Local Centro) uma notícia sobre a oposição da Associação Distrital de Agricultores da Guarda (ADAG, associação que integra a Plataforma para a Defesa da Serra da Estrela) e de outras organizações à abertura de uma Zona de Caça Municipal (ZCM) situada (pelo menos parcialmente) no interior do Parque Natural da Serra da Estrela. (Clique na imagem para a ampliar).
A portaria nº 1108/2006 de 17 de Outubro, que cria a dita ZCM, assinada pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional e pelo Ministro da Agricultora, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, fundamenta a decisão num parecer do Conselho Cinegético Municipal de Gouveia. Acontece que a ADAG pertence ao dito Conselho Cinegético Municipal e desmente que lhe tenha sido pedido qualquer parecer. Mais ainda, o dito Concelho nunca reuniu.
Bem vindo à Serra da Estrela, bem vindo à Twilight Zone!

Pode ler o texto integral do comunicado da ADAG aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Também no concelho de Seia isso acontece. De Valezim até á Ribeira de S. Bento é a Zona de Caça Associativa de Valezim. Da Ribeira de S. Bento até as Pedras Lavradas é uma Zona de caça Municipal e a seguir outra Municipal da Covilhã. Tudo dentro da area do PNSE e em continuidade. Não há coelho ou perdiz que resista. Infelizmente o direito a não Caça não é direito... O que se vai vendo agora ás Quintas, Domingos e feriados é camuflados de arma em punho, às Sextas, Segundas e a seguir a feriados …cães abandonados, até rima. Coitados dos bichos.
Camaro

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!