sexta-feira, setembro 29, 2006

Requalificação está a nascer aqui (?)

Como referi no artigo "Ai ele é ambientalista?!", a Câmara Municipal da Covilhã preparou, há perto de cinco anos, um plano de requalificação urbanística das Penhas da Saúde. Pode ler sobre isto, por exemplo, em dois artigos (este e este) do jornal on-line da UBI, o Urbi@Orbi. Para permitir a análise e discussão públicas do referido programa, que fez a Câmara? Montou nas Penhas da Saúde um mono verde de lata e vidro (o que se mostra na figura), onde ele estaria disponível para consulta pelos interessados.
Por duas vezes tentei consultar o programa, durante a fase de discussão pública. Das duas vezes dei com o mono verde fechado. (Já não me lembro, mas admito que posso ter tentado sempre fora das horas de expediente.)
Mas o ponto deste artigo nem é esse. É que a fase de consulta pública do programa decorreu há mais de quatro (4) anos! E o mono verde de lata e vidro ali ficou, fechado, agora com mais lata ainda a proteger os vidros.
Eu diria que um projecto de melhoramentos que nasce com este incaracterístico e foleiro casinhoto, tarde ou nunca se endireita. É uma forma muito eloquente de explicar os conceitos de requalificação e ordenamento que se irão aplicar nas Penhas. Cá para mim, este mono verde de lata e vidro é, gritantemente, RASCA! A serra e os que a visitam mereciam melhor.
Andem, requalifiquem um bocadinho as Penhas da Saúde: tirem este lixo daqui! (Ou será que a Turistrela/Região de Turismo também o quer transformar num restaurante de luxo, num "observatório panorâmico" ou numa piscina/SPA tipo Caldeia?)

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!