sábado, setembro 23, 2006

Enquadramentos

O 12º Festival internacional CineEco realiza-se de 20-29 de Outubro em Seia e com um prémio global a atribuir de 16 mil Euros!! Não me vou alongar sobre o assunto em particular pois não é essa a minha intenção até porque já foi devidamente anunciado aqui e aqui. Queria antes referir que é um evento com sucesso (realiza-se há mais de 10 anos) e qualidade garantida mas, infelizmente, é raro em Portugal. O municipio de Seia faz um excelente trabalho neste evento estando, neste ponto, a "anos luz" de por exemplo a autarquia da Covilhã. De facto, que melhor sitio para realizar este tipo de projectos que não a Serra da Estrela ou outras serras por esse Portugal. Este conceito, ou esta ideia, como lhe queiram chamar, é o que se considera um projecto devidamente enquadrado na realidade desta região e deveria servir para mostrar como os projectos enquadrados tem futuro e beneficiam a economia local. Este tipo de projectos são por isso sustentáveis (como mostra o numero de festivais já realizados), são transversais na sua profusão social, são pedagógicos e contribuem activamente para a divulgação nacional e internacional (estes sim, têm impacto internacional) da verdadeira essencia da região.

A realização de outros projectos como Casinos, grandes Hoteis, bairros de chalés, centros de recreio, parques de estacionamento, novas estradas em locais de elevada beleza natural não são exemplos de desenvolvimento devidamente enquadrado. Ainda por cima são projectos sem sustentabilidade financeira que em nada contribuem para a melhoria de qualidade de vida das populações locais e acabarão por se tornar nos já conhecidos "mamarrachos" abandonados.

Vamos então convencer-nos, e convence-los, que existem alternativas de desenvolvimento da economia local que se propagam no futuro e que além de tudo não estão dependentes dos turistas das "modas" que apenas aparecem quando há "nevões".

10 comentários:

Anónimo disse...

Olá José,

Sei que nada tem a ver com o seu post, mas acabei de conhecer este site:
http://wikiwalki.com/

Um local onde cada um pode colocar um percurso para caminhada, bicicletas, lagoas, ... em fim, locais de lazer e deporto.

E que tal adicionarmos lá uns percursos aqui da Serra da Estrela?

Um abraço.

Anónimo disse...

Já agora...
Quem se inscrever aí nesse site, coloque o nº 250 em Referral Code!

Já iniciei a adicção de informações!

"O Padrinho" disse...

E já que falamos de cinema... O Festival Imago vai estar no Fundão. Este é tb um festival de sucesso internacional e que começou na Covilhã mas por falta de apoios transferiu-se para o Fundão...

Interessante esse site Rui!

TPais disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
TPais disse...

Ola Rui,
obrigado por divulgar o site! Os espanhois usam muito esse conceito para partilharem os passeios que fazem e tem muitas páginas pessoais com info pormenorizada sobre as caminhadas! A verdade é que existem muitissimos mais Espanhois a praticarem tais actividades no seu país do que nós em Portugal! Espero que este site contribua para melhorar esta situação.
Padrinho, obrigado tambem pela info. A verdade é que mesmo assim o IMAGO ainda se realizou 3 vezes na Covilhã e isso não deixa de ser positivo. Por outro lado, não deixa de ser irónico que a 2ª Camara mais endividada do país não tenha dinheiro para continuar a apoiar um certame que atrai um grande numero de pessoas de todos os lados. Um evento que concerteza teria o seu retorno não só social mas também económico. Irónico não...?

ljma disse...

Rui, de facto o seu post nada tem que ver com o "meu". Por outro lado, o "meu" post não é, de facto, meu, mas sim do meu compadre TPais :)...
Mas não faz mal, eu não me importo e, pelo que se pode ver, o TPais também não! O wikiwalki é interessante, sim senhor. Já abri uma conta para mim, começo a despejar coisas quando tiver tempo.

Anónimo disse...

Peço desculpa ao TPais. Nem reparei que o post tinha sido colocado por ele.
É uma questão de hábito, do tempo em que era só um "poster"...

Um abraço a ambos.

Anónimo disse...

TPais tem razão o Cine-Eco é um evento importante. Quanto às mais valias económicas e ambientais para o concelho de Seia tenho as minhas duvidas, pois Seia não é exemplo para ninguem naquilo que respita ao ambiente. Só um pequeno apontamento - O Juri: Prof. Catarino grande ecologista homem da Natureza, parabens, muito bem. Agora Lili Caneças??? a maior amante de casacos de pele e uma aberração da natureza fazendo parte de um festival destes. Vou para Espanha...

ljma disse...

Ah! Essa é de cagar (passe a expressão) a rir!!!
Enfim...
Oiça, caro anónimo, parece-me que tem toda a razão. Mas nós (eu e o TPais) também. É prova de que não somos extremistas o facto de nos alegrarmos com pouco. Eu acho que o cine-eco é uma coisa boa, mesmo que isso da Lili Caneças não lembre nem ao diabo. Eu acho que o CISE é uma coisa boa para a Serra e felicito a Câmara de Seia por tê-lo criado, mesmo que a actuação da Câmara de Seia nem sempre seja coerente com a motivação que a levou a criá-lo. E já me pôs a par das suas críticas ao CISE (a sua implantação reforçou o centralismo da capital do concelho, etc). Olhe, não sei... Não sei se fazemos bem em alegrar-nos com tão pouco, mas quando a fome é muita, é tanta... O melhor, se calhar, é fazermos a festa quando vemos alguma razão para festejos, sem aderirmos a 100% a ela nem, muito menos, aos seus promotores. Manter o espírito crítico, é preciso. Obrigado pela anedota! Lili Caneças... Só visto!

TPais disse...

Realmente o caro anónimo tem razão ao surpreender-se por Lili Caneças estar presente no Juri. Eu tambem fiquei quando confirmei a informação que me apresentou. Não é tudo perfeito pois claro!No entanto Lili é apenas uma entre um Juri internacional constituido por diversos nomes de referencia. O anónimo referiu apenas o Prof Catarino (presidente do Juri), mas há mais que terei que referir para que outros leitores não fiquem com a imprensão que o juri seria apenas o professor e a Lili. Fazem então pare deste juri personalidades como Lisa França (representante do FICA, um outro festival internacional de cinema), Prof.Dr Cardoso Marques (UBI),Florbela Oliveira (atriz e encenadora), Ricardo Gomes (produtor), Rosário Fardilha(socióloga), Medeiros Ferreira (politico), Panayiotis Sarantopoulo(professor universitário), Maria Emilia Brederode(pedagoga) entre outros que não consegui apurar. Como pode ver o juri abrange uma grande variedade de areas de formação estando eu confiante que todos os filmes seleccionados preencherão criteriosamente todos os requisitos de qualidade que se exigem. Não é então pela presença da Lili Caneças no juri que haverá pior selecção dos filmes ou que o evento terá menor qualidade. Sim Lili caneças ama as peles, tambem acho uma escolha infeliz mas não mais do que isso.
Isto tudo para dizer que continuo a acreditar na qualidade deste certame assim como outros acreditam (o Prémio Nacional do Ambiente “Fernando Pereira” atribuido ao CineEco está aí para o provar). Creio que talvez alguma animosidade prévia à Camara de Seia tenham levado o caro anónimo a prender-se com pormenores e a proferir a exclamação de ir para Espanha!
A verdade é que nenhuma das Camaras "serranas" é um exemplo de preocupação ambiental, mas se tivermos que referenciar alguma eu diria que Seia é a que está a fazer mais por isso.
Apareça sempre que temos todo o prazer de o lêr.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!