quarta-feira, julho 19, 2006

Uma polémicazita...

De acordo com o que li no Máfia da Cova e no Kaminhos, Luís Veiga, empresário da Imobiliária Brancal, afirmou recentemente que "a Turistrela perturba a qualidade da montanha". Ora bem, isso parece-me evidente.
Deixei este comentário no Máfia:
Também sou da opinião que a turistrela faz mais mal que bem à serra. Mas porque as autoridades e as populações deixam.
Devíamos começar a tomar como evidente que o objectivo destas empresas, de qualquer empresa, não é o desenvolvimento da região, nem evitar a desertificação, nem nada disso. Elas andam aí para ganhar dinheiro, e fazem muito bem. Mas, uma vez que não estão aqui especificamente para nos ajudar (não quer dizer que não possa ou não deva haver interesses comuns, claro), devemos (populações e autoridades) mantê-las sob vigilância. Como não conseguimos fazer isso nem com uma única empresa a actuar, duvido que o consigamos fazer com duas ou mais.
Assim, receio que sem a atitude correcta por parte do PNSE, da RTSE, dos autarcas (e os que temos são aquilo que Pedro Guedes de Carvalho diz) e populações em geral, se aplica a cançoneta: se uma empresa estraga muitos montes, duas empresas estragam muito mais; se duas empresas estragam muitos montes, três empresas estragam muito mais, etc, etc, etc.
Lendo o artigo todo no Kaminhos, ficamos a saber que a defesa da Turistrela face a este ataque foi assumida, não por um funcionário desta empresa, mas pelo presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela... Tanto quanto sei, aliás, vinte e quatro horas depois das acusações de Luís Veiga, a Turistrela ainda não se pronunciou. Acho esta situação curiosa...

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!