quarta-feira, fevereiro 22, 2006

A Varanda dos Pastores

Li no Bouça_Sempre o seguinte post:
Varanda dos Pastores,quem ja visitou sabe como a vista de lá é maravilhosa. Pena não existirem trilhos marcados que facilitem o acesso, para quem não conhece é muito dificil chegar até lá! A nossa aldeia tem tantas potencialidades para ser um ponto de atracçao dos muitos turistas que visitam a Serra da Estrela mas é necessario saber aproveita-las! Saudaçoes
Concordo que a vista da Varanda dos Pastores é maravilhosa. Digo ainda mais, é capaz de ser a melhor para sul da Serra (mas não me quero zangar com ninguém por causa disto, está bem?). Mais ainda, também acho que a Bouça é das aldeias mais bonitas da Serra, ou seja, parece-me que escolheram bem o segundo nome do blog: "Bouça_A aldeia mais bonita da Serra da Estrela". Ainda assim, quando li o post apressei-me logo a pedir-lhes cuidado, que não fossem alcatroar um "trilho" até à Varanda dos pastores, transformando-a numa vulgaríssima Varanda dos Piqueniqueiros Rodoviários. Mais, disponibilizei-me para ajudar a sinalizar trilhos para este local de interesse, mas fazendo-o como deve ser: com montículos de pedras e/ou discretas marcas de tinta, nunca com manobras de buldozer. Vai daí, aqui ficam algumas sugestões para futuro trabalho no terreno.
  1. Piornos-Varanda dos Pastores Trata-se do trajecto mais usado, e conta já com um estradão (em péssimo estado, são os melhores!) ao longo de dois terços do caminho. Não tem nada que saber: apanha-se este estradão no parque de estacionamento dos Piornos e segue-se por ele a fora até que desaparece (ao fim de cerca de 2 km). A partir daí, continua-se sem trilho, para sul, pela linha de cumeada, até que se chega ao destino. Distância : ~3 km (não inclui o regresso Tempo : entre 45 min e 75 min (não inclui o regresso) Desnível : ~150 m Coordenadas (Datum WGS 84):
    • Piornos: 40º18,81'N 7º34,52'W
    • Varanda dos Pastores: 40º17,40'N 7º34,80'W
    Dificuldade : reduzida Mapas : 223 e 234 da série M888 (1:25000) do Instituto Geográfico do Exército, e Carta Turística do Parque Natural da Serra da Estrela (1:50000), disponível nos postos do PNSE e no Parque de Campismo do Pião (na estrada Covilhã - Penhas da Saúde)
  2. Bouça-Varanda dos Pastores Este já é mais ambicioso. Saindo da Bouça, apanha-se o trilho que sobe para a Malhada do Salgueiro e Malhada do Prior. Chegando aqui (depois de uma caminhada de perto de 4 km e uma ascensão de 600 m) vira-se para oeste, na direcção do Poio dos Vales, do Poio da Cabeça e, por fim, chega-se à Varanda dos Pastores. Atenção: não sei como está o trilho até à Malhada do Prior (a última vez que fiz este trajecto foi há uns bons 10 anos) e nem sequer sei se há trilho a partir daí. Distância : ~7 km Tempo : entre 1 h 30 min e 2 h 30 min Desnível : ~1000 m Coordenadas (Datum WGS 84):
    • Bouça: 40º16,06'N 7º34,16'W
    • Pontão Fundeiro: 40º16,35'N 7º33,92'W
    • Meadas: 40º16,35'N 7º33,83'W
    • Malhada do Salgueiro: 40º17,28'N 7º33,00'W
    • Malhada do Prior: 40º17,59'N 7º32,82'W
    • Poio dos Vales: 40º17,37'N 7º34,03'W
    • Varanda dos Pastores: 40º17,40'N 7º34,80'W
    Dificuldade : média Mapas : 234 e 235 da série M888 (1:25000) do Instituto Geográfico do Exército, e Carta Turística do Parque Natural da Serra da Estrela (1:50000), disponível nos postos do PNSE e no Parque de Campismo do Pião (na estrada Covilhã - Penhas da Saúde)
  3. Vila do Belo Horizonte - Varanda dos Pastores Este trajecto é mais curto que o anterior mas tem uma inclinação mais pronunciada. Parte-se da Vila do Belo Horizonte, que é só uma casa abandonada, acessível de carro a partir de Unhais da Serra, segue-se pela linha de máxima pendente e pronto: ao fim de 1 km e 450 m de desnível, está-se na Varanda dos Pastores. Distância : ~1000 m Tempo : 45 min a 1h 45 min Desnível : ~450m Coordenadas (Datum WGS 84):
    • Vila do Belo Horizonte: 40º17,11'N 7º35,45'W
    • Varanda dos Pastores: 40º17,40'N 7º34,80'W
    Dificuldade : média Mapas : 234 da série M888 (1:25000) do Instituto Geográfico do Exército, e Carta Turística do Parque Natural da Serra da Estrela (1:50000), disponível nos postos do PNSE e no Parque de Campismo do Pião (na estrada Covilhã - Penhasda Saúde)
Nota: este post também pode ser encontrado aqui. O Cântaro agradece que os comentários sejam feitos nesta página (blogspot).

3 comentários:

Anónimo disse...

Caríssimo LJMA, pedimos desculpa pelo copy & paste do seu post. Justificamos este "copianso" pela qualidade do mesmo. Certos da sua compreensão despedimo-nos desejando-lhe boas caminhadas por esta Serra da Estrela belíssima e que urje preservar dos glutões capitalistas que, com a bandeira do dito desenvolvimento vão fazendo atrocidades irreversíveis na Natureza (Oh Mãe Natureza, o quanto tu sofres!!!..). Continue com esse olhar atento e apaixonado pela Natureza, a sua atitude pode ser que inspire outros para as mesmas causas, nobres causas. Cumprimentos.

ljma disse...

Ah, estejam à vontade! Sobre os trilhos, deixem-me só voltar a avisar que o único que percorri recentemente é o dos Piornos. Não faço ideia do estado dos outros, em termos de mato, pedras soltas, etc. Suspeito que nem sequer estão sinalizados, pelo menos em certos troços. Isso não me aflige pessoalmente, mas numa perspectiva do desenvolvimento do turismo de natureza, deve ser verificado! Bem hajam!, fico contente por as minhas sugestões terem sido apreciadas!

Anónimo disse...

Só mais uma achega breve, Caríssimo JMLA, já conhece o programa Google Earth? Se não poderá encontá-lo em: http://earth.google.com/download-earth.html É uma excelente ferramenta para explorar territórios, pelo menos os que estão cobertos por este programa. No caso de Cortes do Meio conseguem-se imagens de excelente qualidade aliás, os estradões que tem vindo a referir vêm-se com extremo detalhe; a seguir à Muralha da China estes estradões são a segunda infra-estrutura visível da lua a olho nu, tal é o seu tamanho. Cumprimentos.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!