domingo, maio 31, 2009

The scottish way

Já mais que uma vez aqui falei do Ben Nevis, a montanha mais alta das ilhas britânicas. Como a serra da Estrela, é uma montanha antiga, com os cumes arredondados pela erosão; tem uma altitude de apenas de cerca de 1300 m mas, como parte do nível do mar, tem um desnível também semelhante ao da Estrela.

Parece-me que uma diferença principal entre as duas montanhas é o clima. Como o Ben Nevis está muito a norte, a meteorologia é muito mais rigorosa. As condições mudam mais rapidamente que na Estrela, neva intensamente com mais frequência, etc. Uma outra diferença, não menos principal, é a forma como é tratada pelos residentes.

No Ben Nevis, não há estradas para o topo, não há telecabines, nem nada disso que nós por cá consideramos indispensável. Ainda assim, todos os anos cerca de cem mil montanhistas chegam ao cume pelos seus pés. Para isso, têm que passar alguns dias na região. E, por cada um destes cem mil que chegam ao cume, vários tentam sem o conseguir (por causa do tempo, por exemplo) e vários outros visitam a região sem tentarem a subida, apenas como acompanhantes. Outros ainda, por fim, visitam a região em busca de outros pontos de interesse. Onde quero chegar é que não são precisas estradas de asfalto ou outras acessibilidades fáceis e cómodas para o cume para se desenvolver o turismo de montanha numa montanha de média altitude como é a Estrela. Antes pelo contrário, acho que essas acessibilidades fazem mais mal que bem ao turismo e já apresentei vários argumentos que justificam a minha opinião.

Mas voltemos agora ao Ben Nevis. Há alguns anos, esteve acesa uma discussão entre montanhistas escoceses sobre se se deveria reforçar a sinalização dos trilhos pedestres para a ascensão ao cume. Uns achavam que sim, porque os trilhos eram difíceis de seguir com nevoeiro, chuva ou neve, outros achavam que não porque essas são as condições da montanha e reforçar a sinalização encorajaria pessoas mal preparadas e mal equipadas a tentar a ascensão, tornando a montanha mais perigosa, ao contrário do que se pretendia. Bem sei que este debate só se pode considerar uma discussão de loucos, à luz dos critérios que fazem lei aqui na serra (Trilhos pedestres?! Estradas de asfalto é que é o que nos falta! E antenas retransmissoras para telemóveis! E heliportos! E casino! E centro comercial, hotel, restaurante e observatório panorâmico no cume!). Mas eu acho que loucos somos nós.

Mas falo do Ben Nevis porque recentemente soube de mais um detalhe interessante sobre o respeito que os escoceses têm para com a sua montanha-mãe e o respeito que exigem a todos os que a visitam. A Ben Nevis Race é (ao que li) a corrida de montanha mais antiga do mundo. Tem uma extensão de 16 km, com uma subida acumulada de 1300 m. (Parece ser algo mais suave que o "nosso" Circuito dos Três Cântaros, que teve lugar justamente hoje!) Pois bem, em respeito por uma tradição que a nós parece mais uma coisa de loucos, nesta corrida o percurso não está assinalado, de modo que os que a correm pela primeira vez fazem-no com alguma desvantagem. Azar o deles, e voltem cá para o ano, que esta montanha não se oferece ao primeiro que por aqui passa!

Ah, que diferença entre escoceses e beirões! Somos nós ou serão eles a estar no rumo certo, a estar de parabéns?

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!