quarta-feira, maio 27, 2009

Também para que conste

Pedro Amaro, do blog Loriga, o autor da fotografia que foi usada no cartaz da caminhada organizada pela Turistrela e pela Banda da Covilhã (que divulguei há dias), ficou admirado de a encontrar naquela função. É que os promotores da dita caminhada (que teve lugar no Domingo passado) não lhe pediram autorização para a utilização da imagem, nem lhe deram conhecimento, nem nada.

Tanto quanto sei, também não apresentaram ainda um pedido de desculpas pelo lapso que, assim, mais parece um abuso.

7 comentários:

Tiaguss disse...

Estao sempre em grande!!

TPais disse...

Verdade seja dita, a Banda da Covilhã tambem "fica mal na fotografia". Mesmo que não tenha tido qualquer responsabilidade na elaboração do cartaz, tem o seu nome associado a ele e por isso deveria um pedido de desculpa ao autor da fotografia. Espero que seja apenas por desconhecimento que ainda não o fizeram embora um comentário anónimo no blog do Pedro Amaro leve a suspeitar que esse não é o caso e que para muitas pessoas os fins justificam os meios.
Abç e muita inveja do que os teus olhos veem num mero passeio matinal!

ljma disse...

Olá, Tiago! (E olá ao Tiaguss também! ;)
Sabes, é possível que a responsabilidade seja "toda" da Banda da Covilhã. Possivelmente, foram eles que organizaram tudo, e à Turistrela coube apenas tratar da refeição e disponibilizar o espaço para o briefing. O que quero dizer é pode ter acontecido tudo ao contrário do que estás implicitamente a supôr. Mas tens razão no que dizes, bastando (se sou eu que tenho razão) trocar os nomes. Este triste episódio mancha a actividade e ambos os seus organizadores. E isso é negativo para todos os que realmente querem "divulgar, preservar e valorizar a Serra da Estrela", como dizia o anónimo no blog do Pedro Amaro.

Abç e muita inveja do que os teus dedos vão escalando durante o fim de semana! ;)

Anónimo disse...

A vida é feita de pequenos nadas. E quem assim procede com este tipo de pequenos nadas o que não poderá fazer com outras coisas de muito maior envergadura e impacto? Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

Anónimo disse...

Este senhor da Banda da Covilhã, há muito que se arma em "chico esperto".

tecelao disse...

Caro ljma.

Leio com atenção o cantaro, e não posso deixar de ficar perplexo, com a estes comentários em defesa da propriedade da imagem.
Tenho para mim que, o papel da bloga deva passar pela partilha da linguagem e apropriação por parte do leitor de tudo o que o post contém. Creio que as imagens porque publicas, devem pertencer ao mundo e não apenas de quem as publica, sob pena de transformar os blogues em espaços sacro santos. Esta ideia de pertença, desvirtua o sentido comunicacional do blogue restringindo-o a uma dimensão pessoal como se de um diário se tratasse.
Peço desculpa pela intromissão, mas parece-me que este tema tem um não sei quê de lana caprina.

Saudações da carpinteira.

ljma disse...

Viva tecelão.
Cada um sabe de si. Aqui no Cântaro Zangado, não costumamos pedir autorização a ninguém para utilizar material alheio, mas temos o cuidado de indicar a proveniência das imagens que não tirámos nós próprios.
As imagens ou os textos que publicamos podem ser usadas livremente, de acordo com as condições definidas na Licença cc (clicar no ícone por baixo do contador de visitas) e que expliquei neste artigo. Parece-me que somos muito liberais nesse aspecto mas, mesmo assim, agradecemos que nos avisem ou, pelo menos, que façam referência à origem do material que for retirado aqui do Cântaro. (Mas também não nos zangamos com ninguém por causa disso).
Mas o blog Loriga não explicitou os termos em que se pode usar material que ele publica, por isso parece-me da mais elementar boa-educação um pedido nesse sentido. para mais tratando-se de uma utilização ligada a uma iniciativa comercial.
É caso para processos em tribunal, e sei lá mais quê? Depende do que o Pedro Amaro do blog Loriga entender. Isso é com ele e até me parece que ele nem está muito zangado com este assunto. Mas será sinal de falta de maneiras por parte dos organizadores da caminhada? Com toda a franqueza, parece-me claramente que sim.

Saudações!
José Amoreira

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!