Se não fosse este nevoeiro, esta fotografia (tirada perto das Penhas da Saúde, mais ou menos para o início vale da Ribeira das Cortes) mostraria dois troços de estrada asfaltada, alguns estradões, algumas casas e se olhássemos com cuidado, postes de suporte de cabos eléctricos, uns cumprindo a sua função, os outros abandonados há decénios. Num futuro não muito distante, esta fotografia mostraria ainda o estaleiro da construção da barragem que a Câmara da Covilhã quer construir ali mais abaixo, ou a barragem já construída.
Noutros locais do Parque Natural da Serra da Estrela, a paisagem mostra parques eólicos; reinando sobre o panorama, os mamarrachos da Torre; por todo o lado, é possível vislumbrar uma (ou mais) estrada de asfalto, o muro de uma barragem e/ou uma linha de alta ou de baixa tensão; na pequena escala, plásticos em camadas decoram as linhas de água que escorrem da Torre.
É preciso muita arte e cuidado para se conseguir fotografar uma paisagem que pareça mais ou menos natural na Serra da Estrela, uma que não fique "enfeitada" com uma qualquer destas incongruências artificialóides. O que nos vai valendo, por vezes, ainda é o nevoeiro.
2 comentários:
Fantástica descrição Zé!!E belissima foto! Abç
Gracias!
Quanto à foto, Tiago, não tenho nem a arte, nem o cuidado que considerei necessários no post. Tive foi sorte!
Enviar um comentário