tag:blogger.com,1999:blog-22786963.post3884279691807812453..comments2023-11-05T11:01:03.251+00:00Comments on O Cântaro Zangado: Estrela e Gredos: 2 Serras 2 Destinosljmahttp://www.blogger.com/profile/15589248108274782031noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-22786963.post-69700575739093034982007-04-23T17:03:00.000+01:002007-04-23T17:03:00.000+01:00Bela ascensão. Apreciei ler.A 1º foto está muito b...Bela ascensão. Apreciei ler.<BR/>A 1º foto está muito boa.<BR/><BR/>Abraço,fernando_vilarinhohttps://www.blogger.com/profile/14008067670604998836noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22786963.post-9560935482394516812007-04-21T01:06:00.000+01:002007-04-21T01:06:00.000+01:00Olá Francisco,não se preocupe com a confusão das a...Olá Francisco,<BR/>não se preocupe com a confusão das autorias. O importante é participar e ouvir a opinião de todos.<BR/>Devo dizer que concordo totalmente com os pontos 1 e 3 da sua primeira intervenção bem como com a observação feita na segunda intervenção.Aliás, apreciei bastante a forma clara como colocou a racionalidade dos antigos caminhos porque isto dos percursos turisticos é de facto uma coisa muito recente.<BR/>Quanto ao ponto 2 gostaria apenas de fazer uma ressalva. Na minha opinião a quantidade e qualidade de estradas actualmente existentes no PNSE já é em demasia e já não afasta quanto baste o turismo "toca e foge" (penso que é o que quer dizer quando utiliza a expressão "predatório"?!). De tal forma que a necessidade de passar mais do que um dia na região da Serra da Estrela para visitar os seus magnificos recantos está susbtancialmente diminuida o que acarreta graves prejuizos para as micro-economias locais. Não se pense no entanto por este texto que sou um radical anti-alcatrão. Não, estou é convencido que as estradas necessárias são aquelas que ligam as povoações ao exterior, ao resto do país, que permitam os visitantes chegarem a esses locais com facilidade para depois dispenderem tempo de lazer a partir desses pontos centrais. Estradas de montanha nunca serão adequadas para ligar povoações:são perigosas, cansativas e dispendiosas na sua construção.<BR/>Estou convencido que sem um forte condicionamento do acesso automovel às cotas acima dos 1400m não haverá grande preservação da natureza. Por outro lado, não considero a taxação do acesso um medida necessária. Basta que o acesso seja condicionado mediante a capacidade de carga estabelecida.<BR/>Abraço<BR/>TiagoTPaishttps://www.blogger.com/profile/01114997874160486271noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22786963.post-29626692393694508782007-04-20T15:21:00.000+01:002007-04-20T15:21:00.000+01:00Ah, refere-se ao "passeio dos tristes"! Sim, conco...Ah, refere-se ao "passeio dos tristes"! Sim, concordo, quanto mais condicionado melhor: "há que saber repartir a tristeza pelos dias", diz-nos Ruy Belo.<BR/><BR/>Há tempo estive no Chasseral e em Vue des Alpes e aí paga-se portagem, receita que reverte a favor do parque. Parece-me mais sensato que seja o PNSR a embolsar com a os passeios de automóvel pela Serra do que a Brisa!<BR/><BR/>PS: Não reparei que o post era do TPAIS. Peço desculpa.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22786963.post-52966142435919698602007-04-20T14:21:00.000+01:002007-04-20T14:21:00.000+01:00Tiago, que INVEJA! Conto lá ir mais tarde, no fina...Tiago, que INVEJA! Conto lá ir mais tarde, no final da Primavera, com os meus filhotes (não vamos ao Almanzór, portanto).<BR/>Francisco, um túnel será talvez necessário, será talvez desejável, talvez o país possa dispor dos meios para o concretizar. Mas não me parece que faça sentido esperar pela conclusão dessa obra ou de outras semelhantes (IP6) para começar a condicionar o tráfego na Serra da Estrela. Fazê-lo é, de facto, adiar sine die a resolução de um problema que, suspeito, não se quer resolver, que é o das enchentes daqueles fins de semana de neve.ljmahttps://www.blogger.com/profile/15589248108274782031noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22786963.post-16900563303997768602007-04-20T13:09:00.000+01:002007-04-20T13:09:00.000+01:00Quanto à ligação entre as duas vertentes, a única ...Quanto à ligação entre as duas vertentes, a única resposta cabal ao problema será através de um túnel, nenhum tipo de alargamento e rectificação do traçado será solução. Resta saber se é necessário e desejável.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22786963.post-65469263905020965922007-04-20T13:04:00.000+01:002007-04-20T13:04:00.000+01:00Caro J. Amoreira,"De-gredo(s)" este de a cada curv...Caro J. Amoreira,<BR/><BR/>"De-gredo(s)" este de a cada curva da estrada termos um sobressalto com as intuições de quem tem responsabilidade na preservação do Parque Natural da Serra da Estrela. Diz um amigo meu: "Cada cavadela uma minhoca". Como não lhe bastam os problemas existentes, sem solução à vista, ainda tentam arranjar mais imbróglios, como este dos parques de estacionamento e do alargamento das vias, dos shoppings de produtos importados de Andorra e da China... Reenvio infra um comentário que julgo ter-se extraviado sobre o asflato.<BR/><BR/>1 - As acessibilidades são, normalmente, um pretexto de comiseração. No decurso do tempo em que dura a aventura humana, os caminhos estreitos revelaram-se apropriados ao meio ermo (de "hermius" ou "hermínius") e agreste da montanha, pois reconhecem a topografia e são adequados ao ritmo requerido pelos percursos de atravessamento, ditado pelos perigos inerentes ao meio (gelo, vento, inclinações, etc.) e, cada vez mais, pela atenção às surpresas visuais do percurso;<BR/><BR/>2 - O actual perfil das estradas da Serra é adequado ao meio, pois não só dissuade o turismo predatório como se opõe à vertigem da vida contemporânea, além de sublinhar alguns locais singulares do Parque Natural (não esqueçamos), como as linhas de festo, as portelas, etc., a que já os romanos foram sensíveis aquando da construção das primeiras vias calcetadas;<BR/><BR/>3 - O maior valor da Serra da Estrela, circunscrição mais vasta que a dos Montes Hermínios, é ambiental, paisagístico e simbólico. Qualquer vector de "desenvolvimento" atentatório destes aspectos será uma falsa e atávica prioridade.Anonymousnoreply@blogger.com