quarta-feira, março 21, 2007

O Dia da Árvore!

As árvores são como aquelas raras pessoas que não se cansam de dar embora raramente recebam em troca! E de facto elas pedem tão pouco, pedem apenas que as deixem estar! Poderá haver algo mais humilde do que isto. No entanto, há algo mais que podemos fazer, todos, e que é tão simples. Todos podemos plantar uma, duas ou dezenas de árvores. Seja onde for, elas agradecem. E se a primeira não vingar, uma delas o fará porque elas são execelentes sobreviventes!

A fotografia que coloquei em cima é um dos exemplares mais belos que tenho lá em casa. Desde o ano passado, inspirado pelo comparsa Pedro do blog "A sombra verde" e pela Campanhã "1 Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela" promovida pela ASE, que já semeei umas 20 sementes em vasos lá em casa. Dessas já germinaram umas 8 ou 10, das quais já ofereci 3 exemplares muito apreciados por quem os recebeu. Com isto estimulei essas e outras pessoas a plantarem as suas próprias sementes também. É um verdadeiro prazer...experimentem, não custa nada!

4 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Tiago,

Parabéns pelo teu infantário de árvores!

Vê-se, no que escreves, que tens gosto nesses "teus" pequenos rebentos...isto está a ficar um pouco "lamechas" mas interrogo-me se também ficas um pouco triste quando ofereces algum para adopção (?!)

abraço

TPais disse...

Pedro,
é um misto de tristeza e alegria. Tenho muita vontade de as oferecer a quem eu sei que as aprecia e tem lugar para perpetuar a sua existencia!Esta segunda parte ultrapassa em muito a primeira. Claro que isto é tambem ajudado pelo facto de já ter vários exemplares!Os 2 primeiros que ofereci foram os mais "choradas"!!
Agora é que isto está totalmente lamechas!!
Vá lá... Abraço

Cris disse...

Tiago, tem sorte que alguém as quis. Tenho muitas mudas em casa, outras tantas já plantadas, e ninguém que as queira. Em minha cidade, as árvores são cortadas as vezes apenas por "sujarem" o chão com suas folhas. Pena. De minha parte, vou fazendo o que posso, planto, planto e planto, uma hora a moda pega. Parabéns pelos 20 vasos, que plante mais 8-)

TPais disse...

Olá Cristina,
obrigado pelo seu comentário. De facto, vivo numa grande cidade, Lisboa, (para os padrões Portugueses) e a maior parte dos meus conhecidos aprecia muito as actividades na Natureza, por isso, felizmente, não há falta de quem queira ficar com as plantinhas!
A ideia de mais 8, é um por cada ano da minha idade? ;)
vá aparecendo...

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!